30ª Agropesc: Governo do Estado leva serviços de regularização ambiental para moradores da Região dos Lagos
Ação busca adequar os produtores rurais às normas legais e incentivar a gestão ambiental sustentável na região.
Os serviços estarão disponíveis até domingo, 3
O Governo do Estado vai proporcionar um balcão de atendimento dedicado à regularização ambiental na 30ª edição da Agropesc, que inicia nesta quinta-feira, 30. A ação busca simplificar e agilizar o processo no Cadastro Ambiental Rural (CAR), incentivando a adesão dos proprietários rurais às normativas ambientais vigentes.
O CAR é um documento eletrônico que reúne e integra informações ambientais das terras, compondo a base de dados para controle, monitoramento, planejamento ecológico e econômico. Além disso, é o primeiro passo para a obtenção de qualquer licença ambiental.
A iniciativa representa uma extensão estratégica das ações voltadas para a regularização ambiental no município de Amapá e de toda a Região dos Lagos, que também inclui os municípios de Pracuúba, Tartarugalzinho e Calçoene.
Para o gerente de articulação institucional da Sema, Igor Lemes, a iniciativa não apenas fortalece o compromisso do estado com a regularização, mas também promove uma gestão ambiental sustentável na região.
“Essa abordagem proativa demonstra o comprometimento do Governo do Estado em fornecer suporte e facilitar a regularização ambiental, contribuindo para práticas agrícolas mais sustentáveis e alinhadas às normativas ambientais”, conta Lemes.
Os serviços estarão disponíveis até o domingo, 3, quando encerra a programação. Serão priorizados os proprietários de pequenas propriedades rurais, assim como associações e responsáveis técnicos que enfrentam pendências em seus Cadastros Ambientais Rurais e necessitam acessar a Central do Proprietário no Sistema de Cadastro Ambiental Rural.
Agropesc 2023
Em 2023, o tradicional evento busca fortalecer a economia da Região dos Lagos, onde vivem mais de 35 mil pessoas, nos municípios de Amapá, Calçoene, Tartarugalzinho e Pracuúba, cidades conhecidas pelo potencial agropecuário.
A feira contará com gastronomia, empreendedorismo, exposição e venda de animais, além de ações voltadas para a agricultura familiar. O evento prevê, ainda, oficinas e cursos do setor primário para aprimorar o conhecimento da comunidade acadêmica.
A expectativa é que, assim como a Expofeira voltou, aquecendo a economia da região metropolitana, a Agropesc também retorne com fomento ao setor agro, incentivo aos produtores rurais e gerando possibilidade de renda extra aos empreendedores da região.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!