16 Dia de Ativismo: Governo do Estado debate a importância da equidade de gênero
Programação faz parte da campanha pelo fim da violência contra as mulheres, que prossegue até dia 10 de dezembro.
Alunos da rede estadual participaram do evento
Equidade de gênero é como se denomina o tratamento justo entre homens e mulheres, na medida de suas necessidades. O assunto foi tema da roda de conversa 'Construindo Equidade – considerações de gêneros e cuidados’, promovida pelo Governo do Estado na sexta-feira, 1º, para alunos das escolas estaduais Maria Carmelita do Carmo e Sebastiana Lenir.
A ação integra a campanha ‘16 Dias de Ativismo – pelo fim da violência de gênero’ e foi coordenada pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SEPM) e pelo Instituto Promundo, uma organização não governamental que atua há 26 anos no Brasil e em outros países para promover a igualdade de gênero e a prevenção da violência. O evento aconteceu no auditório do Conselho Regional de Odontologia (CRO-AP), em Macapá.
Segundo a secretária de Políticas para Mulheres, Adrianna Ramos, a roda de conversa ajuda a expandir o combate à violência e ressalta a importância da conscientização sobre equidade de gênero, especialmente, entre os jovens.
“Entender que homens e mulheres devem ser vistos de maneira igual é importante para que tenhamos uma sociedade mais justa com respeito aos direitos das mulheres. Nossa atividade foi especialmente voltada também para os alunos como proposta para que a juventude seja incentivada a pensar de forma consciente sobre os direitos da mulher, contribuindo com um mundo mais justo e com igualdade de direitos”, enfatizou a gestora.Programa M
Durante a ação, foi apresentada a metodologia de trabalho ‘Programa M’, um projeto desenvolvido pelo Instituto Promundo, desde 2022, no Rio de Janeiro, Pará e Amapá, com financiamento dos Países Baixos. A iniciativa busca o fortalecimento da Rede de Atendimento à Mulher e à Família, além de tratar de temas voltado para a conscientização dos homens sobre a violência de gênero.
“Quando a gente trabalha a masculinidade entre os homens, do cuidado entre os homens, a gente consegue a construção de vínculos e consequentemente ajuda a se tornar um homem mais participativo em casa, na criação dos filhos e a ter menos tendência para propagar a violência”, disse a consultora internacional do Instituto Promundo, Luiza Tarune.
A ação contou ainda com participação da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Sandra Cardoso; da psicóloga, Kerolen Monteiro; da coordenadora do Projetos, Nelma Nunes; da assistente social, Patrícia Palheta, da advogada, Karen Monteiro; da representante da União dos Esteticistas do Amapá (UNIESAP), France Mira; da coordenadora pedagógica, Márcia Pinheiro, do coordenador pedagógico, Denny Loureiro, da representante da Comissão Intersetorial de Saúde (CISMU) Elza Lopes; e da coordenadora do Núcleo de Acolhimento às Mulheres Amapaenses Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexo (AMA LBTI), Simone de Jesus.
A campanha ‘16 Dias de Ativismo – pelo fim da violência de gênero’ segue até domingo, 10.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!