30ª Agropesc: Governo do Estado e Prefeitura de Amapá firmam parcerias para fortalecer a economia e a mobilidade urbana da Região dos Lagos
Cooperações foram formalizadas durante a abertura oficial da feira, que segue até domingo, 3.
As iniciativas vão beneficiar toda a Região dos Lagos, onde vivem aproximadamente 35 mil pessoas
Durante a abertura oficial da 30ª Agropesc, na sexta-feira, 1º, o Governo do Estado e a Prefeitura de Amapá celebraram cooperações para incentivar o empreendedorismo e melhorar a mobilidade urbana local. O evento segue até domingo, 3, com fortalecimento da economia, programação cultural e ações sociais.
CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO DA AGROPESC
As iniciativas vão beneficiar toda a Região dos Lagos, onde vivem aproximadamente 35 mil pessoas, nos municípios de Amapá, Calçoene, Pracuúba e Tartarugalzinho, cidades conhecidas pelo grande potencial agropecuário. O governador em exercício, Teles Júnior, destacou que a Agropesc gera mais oportunidades para os moradores.
“É uma região muito próspera, que contribui para o desenvolvimento do estado. Então, o Governo do Amapá investe em iniciativas para fomentar ainda mais a geração de emprego e renda para a população”, frisou Teles.
Economia mais forteEntre as iniciativas, está a assinatura do termo de cooperação com a Junta Comercial do Amapá (Jucap) para desburocratizar a abertura e regularização de novos empreendimentos no município, sem a necessidade de se deslocar até Macapá.
O presidente da Jucap, Alberto Alcolumbre, reiterou que a formalização irá agilizar o processo de instalação das empresas que desejam vir para o município, contribuindo para o desenvolvimento econômico local.
“Muitos empresários teriam que se deslocar até a capital para seguir com os trâmites necessários para instalação das empresas. Agora, com o termo, tudo pode ser feito de forma rápida através do nosso sistema eletrônico”, disse o presidente.
Mais mobilidade urbana
Outra novidade, é a reconstrução da ponte sobre o Igarapé da Serra, na comunidade de Queimadas, no município de Amapá. O secretário de transportes, Valdinei Amanajás, destacou que obras devem começar ainda em 2023.
“Estamos nos trâmites finais para realizar a reforma total dessa estrutura, que beneficia diversas comunidades rurais e ribeirinhas da região. Além da ponte, já iniciamos os serviços de manutenção e conservação do Ramal das Queimadas, com o intuito de trazer mais qualidade e segurança na mobilidade da população”, explicou Amanajás.
O prefeito de Amapá, Carlos Sampaio, reconheceu todo apoio do Governo do Estado para a organização da Agropesc.
"Essa parceria é crucial para que a Agropesc em 2023 retornasse com todo gás. A feira foi criada para o povo e já é uma tradição no município”, destacou o gestor.
O governador em exercício, Teles Júnior, também participou da solenidade de entrega de 174 motores de rabeta e 10 kits de batedeira de açaí aos produtores rurais, que é fruto de parceria entre Prefeitura de Amapá e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!