‘Ter uma moradia digna é minha esperança’, diz beneficiária de aluguel social que aguarda para entrar no cadastro reserva do Miracema
Betina Gomes faz parte das 175 famílias de Macapá que o Governo do Amapá busca atender com novas moradias.
Betina Gomes tem a esperança de começar 2024 com casa própria
A dona de casa Betina Gomes faz parte das 175 famílias que o Governo do Amapá busca incluir no cadastro reserva do Habitacional Miracema, na Zona Norte da capital. A iniciativa é voltada para pessoas que, atualmente, dependem do aluguel social concedido pelo município de Macapá. Com a inclusão, as famílias terão a oportunidade de conquistar a moradia própria.
A demanda foi construída em conjunto entre a Secretaria de Estado de Habitação e o Ministério Público do Amapá e deve zerar a lista de aluguel social do município. Para Betina Gomes, a possibilidade representa a conquista de um sonho.
“Ter uma moradia digna é minha esperança! Não é fácil para uma mulher trans e vinda do interior conseguir emprego. Hoje, recebo benefício de R$ 350, que é com que eu vivo, mas, se o aluguel aumenta, não terei para onde ir, então essa notícia chegou em boa hora. Tenho esperança que meu cadastro será aprovado e que, em 2024, estarei na minha casa própria”, relatou Betina.
De acordo com a secretária de Estado da Habitação, Mônica Dias, toda a documentação dessas famílias foi enviada para a Caixa Econômica, que já iniciou o processo de análise dos critérios estabelecidos pelo programa Minha Casa Minha Vida. O resultado deve sair ainda em dezembro.
“A Secretaria de Estado da Habitação desenvolve essa política pública em parceria com o Ministério Público do Amapá para que essas famílias possam compor o quadro de cadastro reserva das fases 3 e 4 do habitacional Miracema”, explicou a secretária.
Miracema
A primeira etapa do Conjunto Miracema foi entregue em 2022. Agora, o Governo do Estado trabalha para entregar novas mil moradias do habitacional, com rede de energia elétrica e esgoto, áreas de mobilidade com calçadas, e quadra esportiva.
O espaço também conta o Plantão Social, setor da Secretaria de Estado da Habitação que promove a integração e a cidadania dos moradores dos conjuntos habitacionais.
O cadastro reserva dos habitacionais é destinado à lista de espera. Em situações como o caso de algum inscrito não conseguir preencher todos os requisitos, o imóvel passa para as vagas do cadastro reserva.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!