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Operação 'Tempo Certo' do Procon Amapá aponta irregularidades em 14 agências bancárias

As fiscalizações ocorreram após o grande número de reclamações feitas por consumidores.

Por Cristiane Nascimento
06/12/2023 18h19

Após o recebimento de muitas reclamações, 28 instituições bancárias foram fiscalizadas

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) do Amapá divulgou, na quarta-feira, 6, o resultado da Operação ‘Tempo Certo’, que, após reclamações de consumidores, avaliou o funcionamento de 28 agências bancárias, no período de 19 de setembro a 28 de outubro. Destas, foram identificadas 14 instituições com irregularidades. 

Do total de agências fiscalizadas, 19 são de Macapá, seis de Santana, uma de Mazagão, uma de Porto Grande e uma de Pedra Branca do Amapari. Entre as principais constatações, destacam-se problemas como: ausência de funcionários para orientação, falta de senha eletrônica e do Código de Defesa do Consumidor.

A operação também constatou falta de pessoal suficiente para o atendimento ao público, resultando em longas filas e tempo de espera excedendo o que dispõe a lei municipal 1.795/10, que trata do descumprimento das normas de atendimento prioritário. 

Os processos instaurados foram encaminhados para análise e parecer da assessoria jurídica do Procon para a aplicação de multa referente às infrações constatadas.

O Procon reconhece que a proteção do consumidor é instrumento importante para o desenvolvimento econômico e social e, por isso, as ações do órgão são planejadas e executadas periodicamente de acordo com as demandas de reclamações, datas comemorativas ou solicitações de outros órgãos, como reforçou a chefe de fiscalização do Procon Amapá, Lana Cristina Silva.

"O Procon busca garantir a proteção e os direitos dos consumidores e contribuir para a melhoria dos serviços oferecidos pelas agências bancárias, em busca de um atendimento mais eficiente e respeitoso ao público", finalizou Lana.

Denúncias

Os consumidores que se sentirem prejudicados por algum estabelecimento podem procurar o Procon Amapá para orientações. O órgão está localizado na avenida Henrique Galúcio, 1155-B, bairro Central. Para denúncias basta ligar para o número 151.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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