Governo do Amapá leva atendimento em saúde para 50 indígenas em Macapá
Atividade aconteceu no Centro de Atendimento à Mulher e a Família e contou com consultas e exames.
A ação levou orientação em saúde bucal, entre outros serviços
O Governo do Estado realizou uma ação de saúde voltada para 50 indígenas da etnia Wajãpi que estão em trânsito em Macapá. Na atividade que aconteceu no Centro de Atendimento à Mulher e a Família (Camuf) na quinta-feira, 7, foi disponibilizado atendimento em saúde bucal, serviços de enfermagem, fisioterapia e psicologia, exames de glicemia e aferição de pressão arterial.
O secretário adjunto da Secretaria Colegiada dos Povos Indígenas, Jawaruwa Wajãpi, ressaltou que iniciativas como essa, ajudam a ampliar o acesso aos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS).
"Essa iniciativa é muito importante para garantir que os nossos parentes tenham acesso integral aos serviços de saúde, muitos têm essa dificuldade de procurar atendimento e ações assim garantem que eles recebam o atendimento adequado", pontuou o gestor.
Durante toda a ação, os indígenas foram acompanhados por intérpretes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) que auxiliam na comunicação entre os pacientes e profissionais. Atualmente, a pasta mantém intérpretes das etnias Karipuna, Galibi Marworno, Waiana, Apalai e Wajãpi em todas as unidades hospitalares.
"Temos os profissionais intérpretes que acompanham os pacientes para viabilizar o atendimento, o cuidado, e garantir que ele seja bem assistido e que tenha um atendimento humanizado", destacou a secretária de Saúde do Amapá, Silvana Vedovelli.
A Monin Wajãpi tem 30 anos, é do município de Pedra Branca do Amapari, e está no período de puerpério. Ela aproveitou a estadia na capital para verificar se está tudo certo com a sua saúde."Estou com bebê recém-nascido e aproveitei para vir ver como a minha saúde está. Me sinto bem, mas mesmo assim é bom fazer os exames, as consultas para garantir que está tudo certo", disse Monin.
A coordenadora de Saúde Indígena da Sesa, Alessandra Macial, comentou que a ação também contribui para a prevenção e detecção precoce de doenças.
"Quando montamos programações assim conseguimos trabalhar a saúde preventiva e com os testes rápidos e exames, podemos ter o diagnóstico precoce de possíveis doenças, que quando descobertas no início tem tratamento mais eficaz, dando mais qualidade de vida para o usuário", afirmou Alessandra.
Além das consultas a ação contou com ciclos de palestras de educação em saúde e distribuição de kits de higiene bucal.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!