Torneio Arena Verão 2023 inaugura novo espaço do complexo esportivo do Estádio Zerão, em Macapá
Evento promovido pelo Governo do Estado abre oficialmente as competições da nova arena de areia ' Fran Tavares'.
A programação Arena Verão 2023 se estende até domingo, 10
Incentivando os esportes de areia no estado e oportunizando lazer a população, o Governo do Amapá deu início nesta sexta-feira, 8, a 1ª edição do Arena Verão, evento esportivo que marca a inauguração da nova quadra de areia do Estádio Olímpico Zerão, em Macapá. A programação se estende até domingo, 10.
O evento, coordenado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), é realizado no formato misto e mata-mata, com 35 duplas de vôlei de praia, 65 duplas disputando o futvôlei, e 29 competindo pelo beach tênis. Há uma categoria exclusiva para iniciantes nas modalidades, promovendo a integração social e oportunizando o acesso ao esporte.
O espaço montado dentro do complexo esportivo do Zerão permite a realização de até três partidas simultâneas. A quadra de areia leva o nome do jornalista Fran Tavares, que por meio das suas crônicas esportivas, contribuiu para o fomento do esporte amapaense e manutenção do estádio Zerão. Ele morreu em maio deste ano.
O secretário de Desporto e Lazer, Rudney Cunha, conta que o novo espaço vai permitir a ampliação das aulas das escolinhas de esportes do Complexo Zerão, que hoje oferece futebol e atletismo.
"Vamos deixar um legado e manter essas modalidades com objetivo de tirar da vulnerabilidade social os jovens dos bairros do Muca e Jardim Marco Zero. Iremos abrir as inscrições das escolinhas de beach tennis, vôlei de praia e futevôlei”, ressaltou Cunha.
Cortada pela linha imaginária do Equador, a arena é a primeira voltada para modalidades de areia no estádio conhecido por estar do meio do mundo, permitindo que os atletas joguem hora no hemisfério sul, hora no hemisfério norte do planeta, como é também no campo de futebol.
"O Zerão tem uma importância grande para o estado. Toda semana nós estamos recebendo turistas, nada mais justo da gente fazer mais um atrativo. O espaço irá contemplar uma série de modalidades inéditas aqui para o estado, com a capacidade de comportar as competições estudantis e nacionais”, destaca o diretor do estádio Zerão, Jorginho Macapá.
Com o Arena Verão 2023, o calendário de competições esportivas de areia no estado é fortalecido. Praticando vôlei de areia há um ano, a estudante de biomedicina Nicole Nunes, com a dupla, Elo Monte, irão jogar o campeonato regional da modalidade e viram no evento uma oportunidade de preparação.
"Eu soube da competição pelas redes do Governo e quis marcar presença porque não está tendo tantas competições de areia. Não tivemos competições com arquibancadas, aqui é uma arena mesmo, ajuda a dar visibilidade também para o vôlei feminino. É uma experiência importante para mim e minha parceira, achei muito legal essa organização”, conta a atleta.
Morador do Conjunto Mucajá, o estudante de direito, Tailan Fernandes, de 18 anos, joga futevôlei há 3 anos. O jovem conta que eventos como o Arena Verão são importantes para integrar os jovens no esporte, promovendo saúde e cidadania.
“O futevôlei é uma modalidade que está crescendo no estado. Eu aprendi olhando e depois foram me ensinando. É uma iniciativa boa do Governo do Estado para os jovens da periferia, contribuindo para que eles vão para o esporte e não para o mundo das drogas”, relata Tailan.
Dupla de Tailan, a lojista Linssen Rocha, de 26 anos, teve a oportunidade de participar pela primeira vez de um campeonato de futevôlei e elogiou a estrutura da arena que permite conforto para os atletas se aventurarem.
"Meti a cara, na coragem mesmo, fui e joguei. Agradeço ao meu parceiro que topou jogar comigo, foi um prazer. Pretendo desenvolver a modalidade com mais treinos. As quadras estão muito boas, principalmente a areia, muito legal o espaço", disse o jovem.
Estudante da escola Nancy Nina da Costa, Luiz Santos, de 18 anos, participa na categoria iniciante no Arena Verão. Para ele, o evento deixará um legado aos praticantes da modalidade no bairro Zerão e redondezas.
"Comecei em abril deste ano e virou um vício. A maioria das competições são pagas, mas essa aqui é gratuita, atraindo mais pessoas para a modalidade, que está crescendo no estado. Com a criação da Arena Fran Tavares, teremos a possibilidade de treinar e jogar com mais frequência", conta o jovem.
A Sedel, em parceria com o Grupo Madre Tereza, garantiu aos atletas durante os três dias de competição, suporte físico com massoterapia, ventosas e aferição de pressão. A ocasião também é uma oportunidade de capacitação para os universitários da faculdade, que podem pôr em prática os ensinamentos que aprenderam em aula.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!