Governo do Amapá divulga boletim do clima em tempo real; veja dados desta segunda-feira, 11
Dia deve permanecer com céu nublado e com pancadas de chuva e trovoadas em todo o estado.
O Governo do Amapá monitora diariamente e em tempo real, as mudanças do clima em todo o estado. Os relatórios técnicos levaram ao decreto de situação de emergência e ajudam nas medidas de enfrentamento à estiagem e queimadas, com ações imediatas aos amapaenses, que incluem distribuição emergencial de alimentos, água mineral e potável, além de vários serviços.
Devido à crise climática, o Estado criou uma sala de situação que dispõe de especialistas e ferramentas tecnológicas que conseguem realizar o monitoramento de dados da qualidade ambiental. O espaço, coordenado pelo Comitê de Mudanças Climáticas, emite boletim diários de informações por meio de ferramentas diferentes:
- BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe);
- Painel do Fogo, do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam);
- Observatório com satélites FIRMS, da Nasa;
- Índice de qualidade do ar em tempo real (IQA), pela plataforma PurpleAir
- Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa).
Confira o boletim do clima desta segunda-feira, 11
Previsão do tempo
O dia deve permanecer com céu apresentando muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em todo o estado. A previsão é de chuvas variando de intensidade fraca a moderada.
Sobre os municípios de Oiapoque, Calçoene, Tartarugalzinho, Amapá e Pracuúba, as chuvas devem ser mais intensas com acumulados variando entre 18 e 50 mm.
Qualidade do ar
Nos municípios com sensores ativos, sendo Macapá, Mazagão, Tartarugalzinho e Oiapoque, a qualidade do ar é satisfatória e a poluição representa pouco ou nenhum risco após 24 horas de exposição.
O monitoramento da qualidade do ar é medido três vezes ao dia, sempre às 9h, 12h e 15h. Ao final do dia, os técnicos da Sema emitem boletim com a média do dia.
Temperatura
- Mínima: 25°C
- Máxima de 32°C
- Umidade: 60% e 95%
Velocidade do vento
Em Macapá, Santana e Mazagão, os ventos podem chegar aos 30,8 km/h com rajadas de 58,8 Km/h. A velocidade normal do vento no estado varia entre 30 km/h e 40 km/h.
Focos de calor
Nas últimas 48h, foram registrados 42 focos de calor no estado, sendo os municípios de Amapá, Mazagão e Vitória do Jari os mais afetados. O foco de calor é um ponto com temperatura acima de 47ºC, que pode representar incêndios ou queimadas.
Focos de incêndios
- Risco alto/crítico: áreas entre os municípios de Oiapoque e Itaubal, contornando a faixa litorânea e áreas de proteção do Cabo Orange e Lago Piratuba.
- Mínimo/baixo: região Central e Sul do estado
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!