Governo do Amapá debate as perspectivas do manejo florestal sustentável como alternativa de conservação da espécie acapu
Árvore está atualmente na lista de espécies da flora brasileira ameaçada de extinção.
Espécie pode passar para categoria vulnerável, permitindo o manejo florestal sustentável
O Governo do Amapá participou do seminário técnico-científico sobre as perspectivas do manejo florestal como instrumento para conservação e utilização sustentável da espécie de árvore acapu, neste mês de dezembro, em Belém do Pará.
O evento, organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Amazônia Oriental, contou com a participação de órgãos governamentais e não governamentais, comunidades tradicionais, agricultores familiares e produtores rurais. O objetivo foi sensibilizar gestores públicos sobre o impacto da extração ilegal da espécie acapu e o uso dela na agropecuária.
A espécie acapu está na lista de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção. A árvore era explorada no Amapá para fins comerciais. Com a proibição da exploração, houve um impacto econômico para o setor florestal do estado, mesmo através de manejo sustentável.
No seminário, que ocorreu de 4 a 6 de dezembro, tambpem foram debatidas medidas para aumentar a efetividade da fiscalização e controle da exploração e comércio ilegal do acapu, os parâmetros técnicos norteadores para o manejo da espécie, investimentos em futuras pesquisas para o manejo e conservação e alternativas para melhorar a eficiência do uso do acapu nos sistemas produtivos atuais.A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) apresentou no seminário um painel sobre o potencial e as demandas do acapu no Amapá, para avaliação do estado de conservação e as perspectivas sobre propostas para a conservação da espécie.
De acordo com o assessor técnico da Coordenadoria de Gestão de Recursos Florestais da Sema, André Monteiro, é esperado como resultado do encontro, a revisão do acapu na lista de espécies de extinção, alterando a categoria para espécie vulnerável.
“Está mudança permitirá a exploração somente através de manejo florestal sustentável, contribuindo assim para a sua conservação e garantindo sua sustentabilidade ecológica e econômica”, destaca o assessor.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!