Com mais de 3 mil servidores qualificados, Governo do Amapá garante otimização do serviço público
Dados da Escola de Administração Pública do Amapá apontam mais de 1,7 mil horas de atividades realizadas em 47 cursos e eventos.
Além dos servidores públicos, programa de estágios contou com investimentos de mais de R$ 2,9 milhões
O Governo do Amapá investiu na capacitação e desenvolvimento de mais de três mil servidores estaduais com foco na prestação de serviço qualificado à população. Os profissionais foram contemplados com treinamentos e ações voltadas para o aprimoramento e desempenho das funções públicas.
A Escola de Administração Pública do Amapá (EAP), responsável pela qualificação da mão de obra do serviço público, ofertou no último ano 47 cursos e eventos, totalizando 1.767 horas de atividades de capacitação e soluções administrativas.
A Escola foi responsável pela coordenação, integração e desenvolvimento do programa de estágio supervisionado em instituições da gestão estadual, que contemplou 322 estudantes do ensino médio e superior de Macapá. O programa contou com investimento de aproximadamente R$ 2,9 milhões, impactando na movimentação econômica da capital.
A instituição realizou, ainda, atualizações para servidores públicos sobre temas como a nova lei de contratos e licitações, garantindo maior qualidade e a atualização contínua do serviço público.
A formação inicial de carreira preparou novos servidores para ingressar efetivamente na administração pública, considerando os princípios fundamentais, práticas operacionais e a ética necessária para o desenvolvimento das atividades. Dentre os cursos desse segmento, destacam-se os da Polícia Civil, Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os quais capacitaram mais de 330 novos servidores em áreas diversas.
Licenças de pós-graduação
O Governo do Amapá também garantiu estímulo na busca por qualificação avançada, o que resultou na concessão de 34 licenças de pós-graduação, principalmente para professores, com destaque para 15 licenças de doutorado.
O incentivo reforça o desejo individual de crescimento do servidor público, além de representar um investimento estratégico das instituições e entidades públicas estaduais na capacitação de seus quadros funcionais.
Credenciamento
Com o lançamento de três editais em 2023 para o credenciamento e cadastro de instrutores, consultores, curadores em áreas diversas, a EAP garantiu a formação de um corpo técnico especializado para atuar na formação, treinamento e aperfeiçoamento dos cursos ofertados de acordo com as principais demandas da gestão estadual.
A entidade realizou, ainda, a identificação e mapeamento de competências do servidor público do Estado por meio da projeção de um questionário para entender melhor as necessidades de formação dos trabalhadores para adaptar programas e cursos de acordo com as demandas identificadas. O objetivo foi promover a valorização do servidor público estadual por intermédio de um fórum de discussão com as entidades representativas de classes.
A EAP também lançou, por meio da Secretaria de Educação Municipal de Vitória de Jari, um edital simplificado para selecionar profissionais para a função de diretor escolar nas unidades do Sistema Público de Ensino da região em 2024. O processo seletivo, regulamentado por normas federais, estaduais e municipais, destinou-se a profissionais com experiência na área educacional, oferecendo vagas para diferentes portes de escolas. Os diretores selecionados possuem um mandato de três anos, com possibilidade de recondução.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!