Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá retira tenda do Hospital de Santana após 3 anos e prepara entrega da unidade à população

Medida da atual gestão simboliza um novo momento para a população santanense, que ganhará um complexo de saúde.

Por Paolla Gualberto
20/12/2023 00h22

Tendas foram instaladas em 2020 para atuar como Centro de Covid no auge da pandemiaTendas foram instaladas em 2020 para atuar como Centro de Covid no auge da pandemia

O Governo do Amapá retirou na terça-feira, 19, as tendas instaladas na área externa do Hospital Estadual de Santana (HES), que por mais de 3 anos foram utilizadas de forma provisória para atendimentos. A medida da atual gestão simboliza um novo momento para a população santanense, que ganhará um complexo de saúde que inclui um novo Pronto Atendimento Infantil e Adulto, maternidade, entre outros serviços.

Com a retirada das tendas, os atendimentos de urgência e emergência foram redirecionados para o ambulatório do hospital, que fica ao lado, na Rua Costa e Silva, no bairro Remédios. 

Instaladas em 2020 para atuar como Centro de Covid no auge da pandemia, elas continuaram sendo utilizadas por conta da alta demanda e da reforma da unidade. A operação para desmontar a estrutura contou com equipes de várias áreas, além do serviço de dedetização no local.

O governador Clécio Luís acompanhou a desinstalação das tendas, conversou com servidores e pacientes, e destacou que a ação integra a política de desenvolvimento do Governo do Estado, para ampliar e dar resolutividade ao sistema público de saúde do Amapá. 

"Estamos desmontando essas duas tendas, que estiveram aqui durante 3 anos e 7 meses. Conversando com as pessoas hoje, entendemos que esse é um momento importante, simbólico e de vários sentimentos, tanto para o profissional de saúde que trabalhou nelas, quanto para o usuário que ficou entubado e os familiares. Era um lugar provisório, que não tinha todas as condições para funcionar, onde perdemos vidas, mas também foi onde muitas outras vidas foram salvas. Para nós é uma grande vitória poder fazer a desmontagem para inaugurar o novo complexo hospitalar e virar essa página", ressaltou o governador.

Participaram do momento de desabilitação da estrutura, a secretária de Saúde do Amapá, Silvana Vedovelli, o secretáio de Infraestrutura, David Covre; a diretora-presidente da Fundação Saúde, Gisela Cezimbra, e equipes de governo.

Durante a pandemia, uma árvore foi plantada ao lado das tendas, em homenagem aos funcionários e pacientes que passaram pela unidade de Covid-19, como símbolo de esperança. Entre eles está a cozinheira Rosana Santos, que relembrou o atendimento que recebeu na tenda e dos amigos e familiares que perdeu para a doença.

"Já fui atendida aqui muitas vezes, perdi amigos e familiares e não consigo descrever o sentimento de estar aqui vendo a tenda ser desmontada. Com certeza a população do nosso município está feliz e realizada, era um desejo nosso", disse Rosana, emocionada.

"É um momento ímpar para todos, emocionalmente estar aqui e poder ver as tendas sendo desmontadas. Precisamos lembrar que ela salvou muitas vidas, mas que era apenas provisória. Em breve nossos pacientes e profissionais estarão em ambiente digno e estruturado", enfatiza a secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli.

Para os profissionais que atuaram desde o início dos atendimentos na unidade provisória, o sentimento é de dever cumprido, como afirma a enfermeira Edicleide Reis.

"É algo inexplicável. Acompanhei tudo desde o começo dos atendimentos aqui nessa tenda, atendendo pacientes durante esses três anos de funcionamento. A população santanense só tem a ganhar com essa mudança", ressalta Edicleide.

Complexo de Saúde de Santana

A reforma no prédio do Hospital Estadual de Santana iniciou em fevereiro de 2021, e a entrega está prevista para esta semana. O complexo contará com o Hospital de Emergência Adulto e Infantil, com 77 leitos clínicos, Centro Obstétrico e Unidades de Terapia Intensiva (UTI), que terá enfermaria, sala vermelha, farmácia e centro cirúrgico, além da maternidade com capacidade para 20 leitos.

Desde janeiro, o Governo do Amapá já destinou ao Hospital de Santana um tomógrafo e dois aparelhos de raio-x portáteis, que serão utilizados para as demandas dos pacientes internados na Unidade de Tratamento Intensivo e na Unidade de Neonatologia, além de um novo arco cirúrgico, responsável por dinamizar os atendimentos no centro cirúrgico, tornando os procedimentos menos invasivos e impactando positivamente na recuperação dos pacientes. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: