'Essa retirada é uma homenagem aos funcionários e pacientes', destaca governador Clécio Luís sobre as tendas do Hospital de Santana
Estrutura provisória criada na pandemia de Covid-19 deu suporte ao hospital enquanto expansão era construída.
Retirada das tendas do Hospital de Santana era anseio de profissionais de saúde e pacientes
Em momento simbólico, o governador do Amapá, Clécio Luís, homenageou os profissionais de saúde e os pacientes que passaram pelas tendas do Hospital Estadual de Santana (HES) durante a retirada das estruturas nesta terça-feira, 19, após 3 anos de uso.
O espaço provisório foi criado em 2020 como Centro de Covid-19 na pandemia. Com a alta demanda, as tendas continuaram sendo utilizadas após a fase crítica do coronavírus, custando um valor mensal de R$ 397 mil aos cofres públicos.
"Essa retirada é uma homenagem, um momento importante e de vários sentimentos, do profissional de saúde que trabalhou aqui, do usuário que ficou entubado, dos familiares. Era um lugar que não tinha todas as condições para funcionar, que foi adaptado, onde perdemos vidas, mas também foi onde muitas outras vidas foram salvas. É uma grande vitória poder fazer a desmontagem para inaugurar o novo complexo hospitalar e virar essa página, sem esquecer do quão importante foi esse lugar para salvar vidas", destacou o governador.
Autoridades, profissionais de saúde, e até pacientes curados no local, que aguardavam por esta remoção, fizeram uma retirada simbólica das divisórias da estrutura.
O servidor público Odiones Macário, de 36 anos, foi um dos santanenses que ficou internado na tenda do HES. Ele teve Covid-19, precisou ser entubado e passou mais de 10 dias no local no ano de 2021. Totalmente curado e sem sequelas, ele foi até o hospital acompanhar a remoção.
"É muito satisfatório hoje ver a demolição disso aqui. Apesar de ter ajudado a salvar vidas, isso aqui acabou se tornando o símbolo da morte para nós, santanenses. Era um sonho ter uma saúde digna, a gente sempre lutou por isso e esse sonho está se tornando realidade. Aqui as pessoas terão um lugar digno para trabalhar e serem atendidas", celebrou Macário.
Para evitar infestação no hospital, a estrutura das tendas passou por uma limpeza profunda, com uso de inseticidas e pesticidas. As ações são coordenadas pelas Secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e da Infraestrutura (Seinf).
O governador visitou uma árvore plantada ao lado das tendas em homenagem às vítimas de Covid-19 e se comprometeu em construir um memorial em tributo às vidas perdidas.
"Eu vi o primeiro leito que entrou dentro dessa tenda e estou vendo o último leito a sair. Foi um local que abraçou muita gente, que se foi muita gente, infelizmente, mas também muitas outras que tiveram altas. Para nós é uma satisfação, é uma alegria ver esse momento acontecendo. Estamos ansiosos porque sai essa estrutura e vamos ter um local novo muito bem preparado para trabalhar e atender com muito carinho", descreveu Cleisa Soares, enfermeira responsável técnica do HES.
O novo complexo de saúde mais que dobra a capacidade de atendimento do HES, e inclui Pronto Atendimento Infantil e Adulto, maternidade, Centro Obstétrico, unidades de terapia intensiva (UTIs), entre outros serviços.
A ação integra a política de desenvolvimento do Governo do Estado, que tem prioridade ampliar e dar resolutividade aos serviços públicos da saúde do Amapá. A medida tem ainda como objetivo melhorar os atendimentos para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!