Governo do Amapá aumenta em 20% número de profissionais do turismo registrados no Cadastur
Aumento foi registrado nos 16 municípios, com 317 novos cadastros no último ano.
Cadastro é gratuito e pode ser feito pela internet
Com incentivo do Governo do Amapá, a regularização de profissionais do turismo na plataforma Cadastro de Prestadores de Serviço Turístico (Cadastur) cresceu mais de 20% durante o ano passado. Com 317 novos cadastros registrados, o trabalho informativo sobre a importância do cadastro, feito pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), alcançou profissionais dos 16 municípios.
A ferramenta conta com a autodeclaração dos empreendedores e é desenvolvido em colaboração com o Ministério do Turismo. O Cadastur desempenha um papel fundamental na certificação da regularidade de pessoas físicas e jurídicas atuantes no setor. Com abrangência nacional, o Cadastur promove o ordenamento, formalização e legalização dos prestadores de serviços no Brasil.
O cadastro traz vantagens para os negócios, por tornarem seus estabelecimentos mais visíveis para os turistas. A secretária de Estado do Turismo Anne Monte, destacou que o aumento de profissionais registrados permite que o Governo desenvolva políticas públicas mais eficazes com informações precisas, impulsionando ainda mais atividade turística.
“Dessa forma, nós conseguimos oferecer ferramentas seguras de pesquisa sobre locais e serviços variados, como rede hoteleira, bares, restaurantes e atrativos turísticos. Nós trabalhamos intensamente em um esforço contínuo para conscientizar profissionais de todos os municípios sobre a necessidade da realização do cadastro”, explicou a secretária.
O Governo também incluiu um apoio direto aos empreendedores no processo de cadastramento, oferecendo suporte técnico e orientação necessária para o registro. O aumento de inscritos no Cadastur representa não apenas mais profissionais legalizados, mas também desenvolvimento e visibilidade do potencial turístico do Amapá.
Cadastur
O cadastro é gratuito e obrigatório para empresas de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo.
Para fazer o cadastro, o trabalhador deve acessar o formulário de inscrição do Cadastur, disponível aqui. Para acessar é necessário fazer login com a conta gov.br e escolher a atividade desempenhada.
Após preencher o formulário eletrônico e assinar o Termo de Responsabilidade Eletrônico, o resultado é homologado em até cinco dias. O documento que assegura a regularidade dos serviços é válido por dois anos no caso das pessoas jurídicas, e cinco anos para os guias de turismo.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!