Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Estado convoca artesãos de Macapá e Santana para renovação de carteira e atualização cadastral

Documento formaliza a atividade artesanal e é válido em todo o território nacional.

Por João Clésio
10/01/2024 13h34

A Casa do Artesão, coordenada pelo Governo do Estado, conta atualmente com 835 artesãos cadastrados

Os artesãos profissionais de Macapá e Santana, que fazem parte do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), têm até 31 de janeiro para atualizarem os dados e renovarem a Carteira Nacional do Artesão.

A Casa do Artesão, coordenada pelo Governo do Estado, conta atualmente com 835 artesãos cadastrados. A maioria tem peças consignadas e expostas para comercialização em madeira, cerâmica, cipó, sementes e outros materiais reutilizáveis e extraídos da natureza.

"Essa atualização tem o objetivo de saber quantos artesãos estão, de fato, exercendo a atividade em Macapá e Santana, bem como renovar a identidade profissional para que possam, por exemplo, participar de feiras nacionais este ano", explicou Ezequias Costa, secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete). 

O sistema integra o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que elabora o cadastro único dos profissionais de todo o país. Com base nele, é emitido o documento que permite a participação em feiras, eventos e capacitações apoiadas pelo PAB.

Para fazer o cadastramento ou solicitar a carteira, o interessado deve buscar atendimento das 9h às 12h30, na Sala de Consignação da Casa do Artesão, na orla de Macapá. 

Para o recadastramento é necessário apresentar cópias do RG, CPF, comprovante de residência (dos últimos 3 meses) e foto 3x4. Já para solicitar um novo cadastro, o artesão precisa pedir junto à Coordenadoria Estadual do Artesanato, o teste de habilidade.

No caso dos artesãos que residem nos demais municípios, o cronograma de recadastramento e a renovação da carteira terá cronograma divulgado pela Sete posteriormente.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!