‘O Carnaval começa aqui!’, conta costureiro amapaense que trabalha nos preparativos para a folia
No período festivo, Betto Santana gera oportunidade para outros 20 profissionais do segmento da moda.
Os empreendedores já estão trabalhando nas fantasias e adereços
Máquinas a todo vapor e muita criatividade! No Amapá, com a proximidade do Carnaval, os profissionais da costura entram em ação. Os trabalhadores fazem parte do grupo de pessoas que encontram no período de folia uma oportunidade de renda.
As fantasias começam a ganhar forma pelas mãos de empreendedores como o costureiro e estilista Betto Santana. Ele atua no ramo há 13 anos e já iniciou as atividades de produção das fantasias e dos adereços das alas de uma escola de samba.
"O Carnaval começa aqui! As pessoas não imaginam que o espetáculo acontece aos poucos, com a ajuda de muitos artistas e de iniciantes que acabam aprendendo muito e levando esse aprendizado para a vida. Eu me sinto valorizado ao ser procurado por uma agremiação. É uma honra contribuir com esse grande evento e ainda ganhar uma renda extra, que é tão oportuna nesse começo de ano", conta Santana.
Betto explicou que também personaliza e recria as peças de acordo com a identidade que a escola pretende levar para a avenida do samba e, para isso, conta com a colaboração de uma equipe de vinte pessoas contratadas de forma temporária.“Depois que a gente costura a base da roupa, é necessário fazer as aplicações, as colagens e a finalização com os detalhes de acordo com as cores e as características de cada uma das alas da escola de samba”, detalhou o costureiro.
Como incentivo para a cultura, o turismo e a economia, em dezembro, o Governo do Amapá destinou R$ 4,5 milhões para o Carnaval 2024. O recurso foi entregue diretamente às 10 agremiações em uma parcela única, por meio da Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap).
Novas oportunidades
A autônoma Geane Souza trabalha com costura há mais de dez anos e já colocou a mão na massa para fazer fantasias de Carnaval e garantir uma renda extra.
"É uma época muito boa para nós que trabalhamos com costura. Além de colocarmos o nosso talento em evidência, conseguimos ganhar um bom dinheiro. Eu já estou atuando na confecção de peças para uma escola de samba, isso me deixa muito feliz", comemorou Geane.
Carnaval 2024
Em 2024, os desfiles das escolas de samba estão previstos para os dias 9 e 10 de fevereiro, na Avenida Ivaldo Veras, no Sambódromo, que voltou a receber, em 2023, a programação carnavalesca. A estrutura foi revitalizada após oito anos para receber o tradicional desfile das escolas.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!