Governo do Estado reúne mais de 700 pessoas durante 'Cãominhada’, em Macapá
Evento trouxe conscientização sobre saúde mental dos pets e o combate aos maus-tratos contra os animais.
Percurso teve início no Parque do Forte e seguiu até o Trapiche Santa Inês
O Governo do Amapá realizou a 2ª edição da ‘Cãominhada’, no domingo, 14. Desta vez, o evento trouxe para o município de Macapá a conscientização sobre a saúde mental dos pets e o combate aos maus-tratos contra os animais. O percurso teve início no Parque do Forte e seguiu até o Trapiche Santa Inês, reunindo mais de 700 pessoas.
A 1ª edição da Cãominhada ocorreu durante a 30ª Agropesc, no município de Amapá, em novembro de 2023. Na capital, o evento, coordenado pela Secretaria de Estado do Bem-Estar Animal, contou com a entrega de água, camisas e sacolas para recolher dejetos dos cachorros durante o trajeto.
“Nossa meta é envolver principalmente quem não está atuante dentro das ações de proteção animal. Quando alguém participa desse tipo de evento, a percepção sobre o assunto muda. No outro dia, ela já consegue ver um animal abandonado na rua, revirando o lixo ou embaixo do carro com outros olhos. Todos os dias tentamos convencer cada vez mais pessoas”, pontuou a secretária do Bem-Estar Animal, Laudenice Monteiro.
O vice-governador do Amapá, Teles Júnior, que esteve presente na ação, destacou a importância de promover ações e políticas públicas que beneficiem e incentivem qualidade de vida aos animais.“O evento é importante para mobilizar e conscientizar a sociedade, além de discutirmos as propostas de políticas públicas para atender melhor a esse público e, assim, levar mais qualidade de vida aos pets, inclusive aos animais em situação de rua”, reforçou Teles.
O casal de professores Vivaldo Oliveira e Leonice Vieira, que possuem três cachorros, marcou presença na Cãominhada. Para manter a saúde mental dos amigos de quatro patas, eles procuram sempre brincar e passear com os animais.
“Apoio totalmente esse tipo de ação, pois é através delas que vamos nos conscientizar. É importante que os donos de pets procurem entender que eles têm sentimentos, e precisam ter um ambiente de bem-estar e conforto”, comentou o professor.
A estudante de medicina veterinária Margareth Coelho cuida da cachorrinha Joly. Para ela, ter um animal é como cuidar de um filho com muito amor.“Quando você tem um animal, você tem um filho. É importante dar educação e não machucar. Quem maltrata um pet é uma pessoa que não tem coração”, afirmou a estudante.
Ao fim do percurso, foi realizado um aulão de ritmos com profissionais da Secretaria de Desporto e Lazer (Sedel). A programação integra as ações do ‘Janeiro Branco’, mês de conscientização sobre a saúde mental dos pets.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!