Governo do Estado encerra aulas do projeto ‘Afro Mulher’ com exposições e desfile de moda, em Macapá
Ao longo de três meses, iniciativa levou cursos profissionalizantes para 120 mulheres negras do Conjunto Macapaba.
Desfile de moda vai exibir peças produzidas no curso de corte e costura
Para marcar o encerramento das aulas do projeto ‘Afro Mulher’ no Conjunto Macapaba, na Zona Norte de Macapá, o Governo do Estado realiza, no próximo sábado, 27, o evento ‘Expo Afro’, com exposições, atrações culturais e desfile de moda, na Escola Estadual Antônio Munhoz, a partir das 18h.
O ‘Afro Mulher’ ofereceu, durante três meses, capacitação gratuita a 120 mulheres negras do habitacional, com objetivo de estimular a geração de renda e independência financeira.
Para apresentar os resultados do que as alunas aprenderam, o ‘Expo Afro’ reunirá comercialização dos produtos confeccionados nos cursos de fabricação de biojóias e artesanato; serviços do curso de trancista, além de um desfile de moda com as peças produzidas nas aulas de corte e costura e serigrafia.Durante o evento, as participantes receberão os certificados de conclusão das capacitações. O projeto é desenvolvido pela Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fundação Marabaixo), em parceria com a grife de moda afro-amapaense Zwanga Fashion.
“Essa parceria nos permitiu levar qualificação profissional através das formações e, ainda, incentivar o empreendedorismo às mulheres negras do Macapaba. Muitas das participantes são mães solo. Assim, o projeto nos permite criar novas perspectivas para elas”, conta a diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos.
Afro Mulher
O projeto Afro Mulher tem como principal objetivo garantir a implantação, efetivação e ampliação das políticas públicas de igualdade racial.
A iniciativa passa a integrar o programa Amapá Afro, instituído em âmbito estadual pela Lei 1.519 de 2010. Trata-se de um grande programa que prevê ações permanentes para populações negras, quilombolas e tradicionais do Amapá, para garantir a igualdade racial em diferentes setores como: educação, cultura, saúde, habitação, infraestrutura, saneamento básico e diversos outros.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!