Encontro de gerações, nostalgia e emoção marcam retorno do ‘Carnaval do Povo’ na Praça da Bandeira, em Macapá
Com apoio do Governo do Estado, após 29 anos o tradicional evento volta abrir a quadra carnavalesca popular do Amapá.
O evento seguirá com programação nos próximos domingos, até 11 de fevereiro, na Praça da Bandeira
O som contagiante das marchinhas e do axé baiano voltaram a tomar conta da Praça da Bandeira, em Macapá, neste domingo, 21. Após 29 anos, foliões de todas as idades puderam festejar o retorno do “Carnaval do Povo”, tradicional evento que marcou época e gerações, embalado pelos músicos da Banda Placa. Famílias se reuniram para apreciar a programação, que volta a abrir em grande estilo, a temporada de festas populares de carnaval no Amapá, promovida pelo Governo do Estado.
O evento foi marcado pelo encontro de gerações entre pais que acompanharam edições anteriores, em outras décadas, e filhos que conheceram a festa pela primeira vez. Em meio à agitação e alegria do público, era possível notar todos os olhares revivendo com nostalgia outros carnavais.
A professora Joely Valente, de 48 anos, foi uma das mães que fizeram questão de trazer a família inteira para conhecer o evento que marcou sua juventude. Para ela, a programação não deixou a desejar e continua animada como sempre foi.
"É um retorno maravilhoso. Escuto essas músicas e volto ao passado, então me sinto realizada aqui. Eu sempre gosto de apresentar aos meus filhos o que eu tive de bom no meu passado, então tenho o maior prazer de estar repassando esse pedaço da minha história hoje”, celebrou Joely.
A filha, Jordana Valente, de 25 anos, curtiu a festa ao lado da mãe, e contou que agora entende todas as histórias boas do evento que ouviu ao longo dos anos.
"Estou gostando bastante, é ainda melhor do que eu esperava. Ela sempre contou as histórias do Carnaval do Povo, e quando soube que ia voltar, ela me convidou pra conhecer. Agora também faz parte da minha história”, afirmou Jordana.
O show da Banda Placa teve três horas de duração e foi recheada de clássicos do axé, frevo e marchinhas, além de músicas autorais consagradas como “Amassadeira” e “Minha Cidade”. Os toques da bateria, trompete e as vozes inigualáveis dos vocalistas puderam ser escutadas nos quatro cantos da praça de Bandeira, em um som cristalino e cheio de energia.
A emoção dos músicos ao retornar aos palcos após estes 10 anos sem o evento também foi contagiante e perceptível. A Banda Placa possui 14 membros, e foi idealizada pelos artistas Álvaro Gomes e Carlos Augusto, conhecido como “Carlitão”.
"É uma honra rever todos vocês. Passa um filme na nossa cabeça. Está tudo da mesma forma que quando começou há muitos anos atrás. Estamos muito felizes com esse retorno, e esperamos todos vocês nos próximos domingos. Esse foi só o começo de muita festa que vem por aí”, comentou o vocalista Batan ao subir ao palco, emocionado.
Apoio e segurança
O Carnaval do Povo é organizado pela Liga Independente dos Blocos Carnavalescos do Amapá (Liba) com apoio do Governo do Estado e do senador Davi Alcolumbre. Toda a programação foi monitorada por policiais militares, que garantiram a segurança do evento.
A secretária de Estado da Cultura, Clícia Vieira Di Miceli, acompanhou as festividades e aproveitou a ocasião para reforçar o compromisso do Governo do Amapá com o resgate da memória e tradição dos amapaenses.
“Temos investido muito na preservação da memória e em expressões culturais de artistas que contam a nossa história e fortalecem a nossa identidade. O Governo do Amapá tem se preocupado em dialogar com todos os grandes projetos importantes para o povo amapaense”, pontuou a secretária.
Para o empreendedor Raimundo Gomes, de 48 anos, o primeiro dia de Carnaval do Povo foi um grande sucesso, marcado pela tranquilidade dos foliões, pontualidade das atrações e clima de nostalgia.
"Sempre acompanhei a Banda Placa quando jovem, e agora venho curtir o evento trabalhando. Esses eventos fazem a economia girar e são muito importantes pra nós. Pretendo voltar todos os domingos”, contou o comerciante.
Tradição carnavalesca
O Carnaval do Povo surgiu em 1984, como uma alternativa popular aos bailes e blocos pagos da capital. Até 1995, o evento teve como palco a Praça da Bandeira. Porém, a festa que chegou a ser itinerante, foi completamente paralisada pouos anos depois.
O retorno da programação faz parte das celebrações do “Amapá 80 anos”, e representa um resgate histórico que possibilita que toda uma nova geração tenha contato com a alegria contagiante e ritmo incomparável dos músicos da Banda Placa. A festa na praça da Bandeira, no Centro de Macapá, segue nos próximos três domingos.
Confira programação completa do Carnaval do Povo:
- 28 de janeiro
18h - Bloco Infantil dos Máscaras (Mazagão Velho-AP)
19h - Banda Placa
- 4 de fevereiro
18h - Carnaval de rua dos grupos da terceira idade
19h - Banda Placa
- 11 de fevereiro
18h - Homenagem às vozes femininas do carnaval de rua com Brenda Melo, Deize Pinheiro e Silmara Lobato
19h - Banda Placa
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!