Governo do Estado inicia visita aos municípios para estudo de implantação do Distrito Pesqueiro do Amapá
Equipe técnica da Secretaria da Pesca e Aquicultura esteve em Calçoene, Amapá e Oiapoque para apresentar e debater o projeto.
Durante as visitas técnicas foram exploradas as áreas de manutenção das redes, embarcações e desembarque de pescado
O Governo do Estado deu início a uma série de visitas aos municípios para o estudo de implantação do Distrito Pesqueiro do Amapá. As cidades de Calçoene, Amapá e Oiapoque foram as primeiras a receber a equipe técnica da Secretaria da Pesca e Aquicultura. O projeto busca fortalecer a economia local impulsionando a cadeia produtiva do pescado.
Nesta primeira fase, iniciada na segunda-feira, 22, a equipe da secretaria apresenta o conceito do Distrito Pesqueiro às prefeituras, técnicos e pescadores da região, debatendo e formando comissões para encaminhamentos, identificação e análises de áreas estratégicas para o desenvolvimento do setor em cada município.
O coordenador da Secretaria de Pesca, Victor Viegas, destacou a importância dos Distritos Pesqueiros: "A criação desses distritos visa estruturar a cadeia produtiva do pescado, atraindo investimentos e promovendo o desenvolvimento local. A delimitação da área proporciona a organização necessária, incluindo infraestrutura como portos e fábricas de gelo, para impulsionar a atividade e sua economia associada", explicou.
No primeiro destino da equipe técnica do Estado, no município do Amapá, foram exploradas as áreas de desembarque de pescado e locais de manutenção de redes e embarcações. O prefeito Carlos Sampaio, expressou a importância e o grande interesse no projeto para fortalecer a região."Sempre se falou muito no setor da pesca, mas é necessário investimentos, e o Governo do Estado, através da Secretaria da Pesca, vem trabalhando nessa proposta para que a gente possa atrair investimentos para que o setor pesqueiro possa de fato ter um desenvolvimento social e econômico, não somente para o nosso município, mas para outros também", enfatizou o prefeito.
O projeto do Distrito Pesqueiro também abre possibilidades para parcerias entre o setor privado e o público, através das prefeituras e do governo, para promover o crescimento sustentável do setor e a valorização da atividade pesqueira na região.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!