Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá segue garantindo assistência para mais de 2 mil famílias indígenas de Oiapoque

Ação humanitária já distribuiu 120 toneladas de alimentos, 50,5 toneladas de farinha e 175 mil de manivas-semente nas comunidades.

Por Weverton Façanha
30/01/2024 08h50

São destinados 30 quilos por famílias em cada entrega do produto da base alimentar indígenaSão destinados 30 quilos por famílias em cada entrega do produto da base alimentar indígena

O Governo do Amapá, junto com órgãos da União e entidades sociais, como o Conselho dos Caciques dos Povos Indígenas do Oiapoque (CCPIO) e Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé), estão desenvolvendo constantes ações de assistência para atender as mais de 2 mil famílias indígenas do município, no extremo norte do estado, que tiveram suas roças de mandioca atingidas por fungos e bactérias e não conseguiram produzir, a farinha, principal produto da base alimentar indígena.

Um dos serviços voltados para as comunidades é a entrega de farinha de mandioca, onde 50,5 toneladas do produto já foram enviadas, sendo distribuído 30 quilos por família. Devido a iniciativa, o governador, Clécio Luís, recebeu uma carta de agradecimento, assinada pelo cacique José Elito e seus conselheiros, direto da Aldeia do Manga, terra indígena Uaçá, destacando as 353 sacas de farinha recebidas pela comunidade.          

O volume total de farinha que será levada para as terras indígenas de Oiapoque, somam 75 toneladas, dos quais ainda restam 24,5 para serem entregues. O produto está sendo produzido e ensacado pelos associados da Cooperativa dos Moradores Agroextrativistas da Reserva Baixo Cajari (Coopemarca) e ocorre nas comunidades do Ajuruxi e Maracá, área ribeirinha do município de Mazagão, envolvendo mais de 90 produtores familiares. Os recursos para a aquisição da farinha é uma articulação do senador Davi Alcolumbre, junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Também já foram enviadas cerca de 120 toneladas de alimentos, em duas remessas para atender as 66 comunidades indígenas. Outro serviço em andamento é a entrega de mais de 350 mil manivas-semente para plantio nas novas áreas de roça, das quais 175 mil já foram disponibilizadas e as demais serão repassadas no início do mês de fevereiro.  

GT da Mandiocultura

Em 2023 foi criado o Grupo de Trabalho da Mandiocultura, que norteia as ações para atender as comunidades. Desde o mês de julho, quando foi decretada a situação de emergência em Oiapoque, várias iniciativas já foram desempenhadas nos territórios indígenas e seguirão neste ano de 2024.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: