Projeto ‘Música na Comunidade’ expande atividades e abre 60 vagas no residencial Miracema, em Macapá
Governo do Estado segue com inscrições até quarta-feira, 31. As vagas são específicas para os alunos da Escola Estadual Carlos Alberto Viana Marques.
Objetivo é promover a cidadania e a integração com a comunidade através da música
Dentro dos investimentos do Governo do Estado para o fortalecimento da Segurança Pública no Amapá, está a ativação e incentivo aos projetos sociais. Com este princípio, a iniciativa ‘Música na Comunidade’, que já atende crianças e adolescentes do habitacional Macapaba, abre 60 vagas para o residencial Miracema. Os dois conjuntos ficam na Zona Norte de Macapá.
As inscrições para moradores do Miracema já iniciaram e seguem até quarta-feira, 31. As oportunidades são específicas para os alunos de 10 a 18 anos da Escola Estadual Carlos Alberto Viana Marques, que funciona dentro do residencial.
Os pais e responsáveis interessados devem se dirigir até a escola com os seguintes documentos: carteira de identidade do aluno e do responsável legal, comprovante de residência, e comprovante de matrícula da referida escola. Não há pagamento de taxa e os materiais são fornecidos pela coordenação do projeto.
O projeto leva às crianças e adolescentes dos conjuntos habitacionais da capital o acesso à musicalização e ao aprendizado das técnicas dos instrumentos de sopro, como a flauta doce e o saxofone. O objetivo é promover a cidadania e a integração com a comunidade através da música.“O Miracema será nosso novo polo e vamos iniciar com 60 crianças e jovens. A expectativa é atender 150 pessoas este ano, sendo 60 alunos do Miracema e 90 do Macapaba”, detalhou o coordenador do Música na Comunidade, major Marivaldo Palheta.
Música na ComunidadeO projeto é uma iniciativa da Coordenadoria de Segurança Comunitária da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). As atividades iniciaram em 2022, no habitacional Macapaba.
“No Macapaba, os alunos já irão passar para uma fase mais avançada. Iniciaram na flauta doce, fizeram toda a parte musical inicial, agora já estão na fase de aprender com um instrumento mais complexo, como saxofone e trompete”, explicou Palheta.
Ainda segundo o coordenador, o ‘Música na Comunidade’, através do ensino da música e noções básicas de cidadania, desenvolve as aptidões artísticas para o maior enriquecimento cultural e pessoal de cada aluno, além da prevenção à criminalidade.
“Precisamos nos comprometer com a cidadania, formando seres humanos plenos e pensantes, que certamente terão maiores oportunidades na vida dos tempos modernos”, acrescentou Palheta.
O projeto traz, ainda, a família para dentro das atividades. No decorrer do cronograma de aulas, os pais e responsáveis recebem orientações diversas como, noções de primeiros socorros, prevenção a acidentes com gás de cozinha e outros imprevistos domésticos, além de integrarem o sistema, família, comunidade e prevenção.
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