Macapá 266 Anos: Governo do Estado investe no turismo para impulsionar economia da capital
Resgate de eventos e novas estruturas resultam em maior movimentação turística na capital, que chega aos 266 anos no domingo, 4.
Um dos espaços entregues é o Trapiche do Santa Inês, na Orla de Macapá
Desde janeiro de 2023, o Governo do Estado entregou para a população de Macapá o Trapiche do Santa Inês, o novo Deck do Curiaú e trouxe de volta o desfile das escolas de samba no Sambódromo, a Expofeira e o Réveillon Beira Rio. Todos esses investimentos foram idealizados para fortalecer o turismo e a economia da capital, que, no domingo, 4, chega aos seus 266 anos de história.
Enquanto prefeito de Macapá, o atual governador, Clécio Luís, destinou investimentos para construção e reforma de estruturas que impulsionam o turismo na capital, entre elas estão o Bioparque, o Mercado Central e a praça Floriano Peixoto, espaços que, ainda hoje, atraem visitantes da capital e de outras partes do Brasil e do mundo.
Todos esses investimentos resultam em uma cidade mais preparada para receber o turista. Atualmente, com o desfile das escolas de samba e de blocos em todo estado, a rede hoteleira vive a expectativa de aumento nas hospedagens durante os eventos carnavalescos de 2024.
No carnaval de 2023, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), o Amapá teve uma taxa de ocupação hoteleira de 40%, número que o setor espera ser superado este ano. As cores da folia já são vistas pelas ruas do centro comercial de Macapá e de Santana, um sinal de preparação dos lojistas para as vendas que antecedem os dias de festa.
Réveillon Beira RioO Réveillon Beira Rio 2024 aqueceu a economia e incentivou o turismo do estado em três dias de evento, atraindo visitantes de outros estados e países como França e Peru e as taxas de ocupação dos hotéis triplicaram em relação ao mesmo período no ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Amapá.
De acordo com pesquisa realizada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), um em cada quatro participantes das programações de fim de ano estava em viagem à capital amapaense. Entre os dias 20 e 31 de dezembro de 2023, a Receita Federal registrou a entrada de 2,2 mil carros e 30 motos vindas da Guiana Francesa.52ª Expofeira
Após oito anos, o Governo do Estado trouxe de volta a 52ª Expofeira do Amapá, fortalecendo o setor primário e promovendo o desenvolvimento sustentável. O evento reuniu mais de 2,2 milhões de pessoas que circularam pelo Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, impactando positivamente na rede hoteleira da capital.
A evolução do quantitativo de hóspedes durante os 10 dias de evento mostrou uma ocupação de 94%, com o registro de 5.776 pessoas hospedadas apenas na capital em um único dia. Essa foi a maior taxa já registrada desde 2012, beneficiando, sobretudo, empreendimentos de menor porte.
Trapiche do Santa InêsEm agosto de 2023, o turismo amapaense ganhou força com mais uma obra entregue pelo Governo do Estado, que devolveu à população o Trapiche do Santa Inês, na orla de Macapá. A estrutura, construída às margens do imponente rio Amazonas, era aguardada pelos amapaenses há mais de dez anos e foi concluída em apenas quatro meses, proporcionando um novo cartão postal para a cidade.
Deck do Curiaú
Cartão postal do Amapá, o deck fica localizado na Área de Proteção Ambiental do rio Curiaú, que liga a região ao Rio Amazonas, garante uma paisagem às belezas naturais e tradicionais da capital amapaense, fortalecendo a economia da comunidade quilombola.
O local foi todo revitalizado e conta com dois restaurantes, banheiros, rampa com acessibilidade, voltada para pessoas com deficiência física, mobilidade reduzida e crianças menores, além de escadaria em concreto, dando maior segurança para os banhistas e tendo maior durabilidade. O investimento foi de R$ 1,9 milhão, recursos do tesouro estadual.
Museu SacacaO ambiente combina cultura, história e ciência em meio à natureza urbana, permitindo ao público explorar a cultura dos povos tradicionais, como ribeirinhos e indígenas.
O Governo do Amapá avança na revitalização do museu, preservando sua identidade regional com melhorias na estrutura. As obras, coordenadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), são realizadas em etapas graduais, mantendo o acesso público e proporcionando cerca de 20 oportunidades de emprego diretos.
Próximas ações
Entre as próximas ações do Governo do Amapá para fortalecer o turismo na capital, está a produção do inventário da oferta turística dos distritos de Macapá, iniciando por Bailique e Pacuí. A ideia é fortalecer o turismo nessas localidades como alternativa de desenvolvimento regional.
“É uma iniciativa que vai nos mostrar o que realmente existe de equipamentos turísticos nesses locais. Além disso, entender quais as principais características das regiões e como podemos desenvolver projetos que viabilizem essas comunidades como destinos turísticos capacitados e preparados”, destacou o coordenador de planejamento da Secretaria de Estado do Turismo, Gabriel Flores.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!