Governo do Amapá capacita líderes comunitários do habitacional Macapaba em mediação de conflitos
A ação é coordenada pela Secretaria de Habitação do estado, e prepara as equipes para o atendimento às famílias.
Curso foi realizado na Escola Estadual Professor Antônio Munhoz, e teve duração de 20 horas
A Secretaria de Estado da Habitação promoveu o curso de capacitação em mediação de conflitos, voltado para a equipe técnica do Plantão Social que atua no Conjunto Habitacional Macapaba, localizado na Zona Norte de Macapá.
De acordo com a secretária da Habitação, Mônica Dias, a capacitação é fundamental no processo de convivência entre moradores e técnicos governamentais.
"O treinamento é uma forma de desenvolvimento pessoal e empoderamento da comunidade. Os participantes tornam-se mediadores de conflitos em diversas questões relacionadas ao bem-estar social e a forma de conviver no mesmo espaço. Além desses, teremos em parcerias para outros cursos de capacitação com foco no empreendedorismo", informou a secretária.
Segundo a coordenadora do Plantão Social do habitacional, Gleice Barbosa, o curso tem como objetivo a preparação da equipe para o atendimento às famílias residentes do local.
"Nosso foco é preparar os técnicos para que eles possam acolher, orientar e principalmente mediar possíveis conflitos dentro do Macapaba, proporcionando aos moradores uma convivência pacífica", explicou Gleice.
O curso foi realizado na Escola Estadual Professor Antônio Munhoz, e teve duração de 20 horas. Para a facilitadora, Samia Waldec, as estratégias apresentadas durante a capacitação promovem a inteligência emocional e assertiva nas abordagens sociais.
"O treinamento colabora para que os participantes aprendam técnicas que ajudem nas interações e nas relações entre moradores do habitacional", destacou Samia.
No treinamento de resolução de conflitos, foram abordadas três temáticas: as técnicas de gestão de conflitos; análise comportamental; e técnicas de comunicação.
Para execução de todas essas metodologias os participantes também receberam algumas ferramentas sobre a comunicação não violenta, análise comportamental de pessoas agressivas, passivas e assertivas; a técnica do Rapport - que gera conexão e empatia; parafraseamento técnica que retira o peso emocional das frases/contexto; e métodos de resolução de conflitos, negociação, conciliação, mediação; justiça restaurativa e constelação familiar.
Para a vice-presidente do habitacional Macapaba, Érica Almeida, o curso ajuda no processo de convivência entre os moradores.
"O Macapaba é uma cidade, levando em consideração o número de residentes e a dimensão geográfica, você imagina ter que lidar com cerca de 30 mil pessoas? Não é uma tarefa simples, mas no treinamento aprendemos técnicas importantes que ajudam na abordagem, no acolhimento e na convivência entre nós moradores”, explicou a vice-presidente.
O curso foi ministrado em parceria com a empresa Híbrida. Participaram, ao todo, 40 pessoas, entre técnicos do Plantão Social, líderes comunitários e agentes da empresa que colaboram com serviços dentro do habitacional.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!