Guia do Carnaval 2024: veja escolas e enredos do 2º dia de desfiles no Sambódromo de Macapá
Mais cinco agremiações se apresentam na Ivaldo Veras, a avenida do samba, neste sábado, 10.
Cinco escolas encerram neste sábado, 10, os desfiles do Grupo de Acesso e Especial do Carnaval 2024 no Amapá. O segundo dia contará com as agremiações: Emissários da Cegonha, Solidariedade, Maracatu da Favela, Unidos do Buritizal e Piratas Batucada que prometem agitarem a passarela do samba.
As apresentações iniciam a partir das 22h, na Avenida Ivaldo Veras. A apuração dos desfiles, que vai apontar a agremiação campeã deste ano, acontece na quarta-feira, 14, às 14h, no Sambódromo de Macapá.
Os primeiros resultados serão do Grupo de Acesso, que reúne quatro agremiações: Embaixada de Samba Cidade de Macapá, Império da Zona Norte, Solidariedade e Emissários da Cegonha.
Em seguida, será a apuração das sete escolas do Grupo Especial: Boêmios do Laguinho, Império do Povo, Maracatu da Favela, Unidos do Buritizal, Piratas Estilizados e Piratas da Batucada.
Os quesitos julgados são: Enredo, Samba de Enredo, Bateria, Alegorias, Fantasias, Comissão de Frente, Mestre Sala e Porta-Bandeira, Evolução e Harmonia.
Carnaval 2024
A realização é da Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) com apoio direto do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Dez agremiações vão passar pela Avenida Ivaldo Veras nos dois dias de desfiles.
Como incentivo à cultura, ao turismo e à economia, o Governo do Amapá está investindo em toda a programação do Carnaval 2024. São mais de 12 milhões do Tesouro Estadual e de emendas articuladas pelo senador Davi Alcolumbre.
Segurança Pública
O governador Clécio Luís apresentou o Plano Operacional para o Carnaval 2024. São cerca de 2,4 mil agentes atuando para garantir a tranquilidade da população nos eventos carnavalescos em todo o estado. O efetivo envolve as polícias Militar, Civil, e Científica; Grupo Tático Aéreo (GTA) e Corpo de Bombeiros.
O planejamento conta com policiamentos a pé, motorizado, aéreo e de trânsito, com barreiras em locais estratégicos e atuação da Operação Lei Seca. As estratégias envolvem ainda o uso de aparatos tecnológicos, como drones, câmeras para monitoramento de pessoas usando tornozeleiras eletrônicas e videomonitoramento com reconhecimento facial.
O reforço na segurança durante a folia, não reduz os serviços ordinários de patrulhamento nos bairros da capital, que seguem normalmente.
Trânsito
Para organizar o tráfego de veículos durante os desfiles, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP) alerta para as mudanças que serão feitas no entorno do Sambódromo, a partir das 12h desta sexta-feira, 9, até às 7h de domingo, 11.
Para estacionamento os condutores têm duas opções: o espaço na área interna do Estádio Milton de Souza Corrêa, "Zerão", com acesso único pela Rua Victa Mota Dias. E ao lado do empreendimento Assaí Atacadista, com acesso pelas ruas Luiza Damasceno Soares e Avenida Dois.
As ações de orientação e fiscalização do trânsito serão realizadas pelos agentes do Detran, Batalhão de Trânsito (BPTran) e Batalhão de Policiamento Rodoviário do Estado (BPRE) da Polícia Militar. Haverá ações específicas também da Operação Lei Seca, com intuito de coibir condutores alcoolizados no trânsito.
Saúde
Para o desfile das escolas de samba, na sexta-feira, 9, e no sábado, 10, duas ambulâncias de suporte avançado e um ponto fixo de saúde estarão disponíveis para a atender a população, no Sambódromo de Macapá. O posto fixo será equipado com macas, medicamentos e itens para acolher quem procurar o serviço médico durante o evento.
O Governo também reforçará as ações preventivas com a distribuição de 700 mil preservativos. O aporte foi repassado pelo Ministério da Saúde.
A mobilização busca prevenir as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A distribuição dos preservativos inicia nesta sexta-feira, 9, no Sambódromo, sob a coordenação da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).
Proteção e acolhimento
Toques não autorizados, beijos forçados e até abusos mais graves serão combatidos durante toda a programação do Carnaval 2024, em Macapá. O período é de alegria e não de violência, por isso, o Governo do Estado reforçou medidas para garantir um ambiente seguro, especialmente para as mulheres.
Nos desfiles oficiais das escolas de samba, a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres levará orientação jurídica, atendimento psicológico e divulgação das políticas de proteção à mulher com a Carreta da Mulher. O objetivo de coibir crimes de violência, importunação sexual e oferecer acolhimento para as vítimas.
Além disso, o bloco "Medida Protetiva", da secretaria vai abrir os dois dias de desfiles e contará com a participação da Delegacia de Crimes Contra a Mulher (DCCM), Ouvidoria da Mulher do Tribunal da Justiça do Amapá (Tjap) e Ministério Público do Amapá. A ideia é massificar a importância do instrumento que faz parte da Lei Maria da Penha, criada em 2006, para o enfrentamento à violência doméstica e punição ao agressor.
Confira a ordem, enredo e os horários do segundo dia:
1 - Emissários da Cegonha - 22h
Com o enredo "Vozes", a escola mostra que historicamente elas são silenciadas, mas resistiram bravamente ao longo do tempo, e reacenderão sob as chamas azul e vermelha do pavilhão na Avenida Ivaldo Veras, em um manifesto contra o preconceito racial, religioso e cultural e promoção da igualdade. A Emissários traz a mensagem de sensibilização pela luta coletiva e social, perpassando pelo passado, presente e futuro.
A escola vem com:
- Brincantes: 1.150
- Alas: 9
- Alegorias: 30 apoios
OUÇA E CANTE O SAMBA-ENREDO AQUI
2 - Solidariedade - 23h35
Com o enredo "Jacaré: a Lenda, História e Paixão", a "Soli", como é conhecida, vai mergulhar nas profundezas da simbologia e mitologia do mascote considerado o "imperador do samba" da agremiação carnavalesca há 40 anos. O desfile vai mesclar arte, cultura e tradição, com referências ao desenho animado "Pica-Pau" e a "Cuca", personagem notável do folclore brasileiro, transportando o público para um universo mágico e vivo ao contar a história de um dos animais mais antigos do planeta.
A escola vem com:
- Brincantes: 700
- Alas: 10
- Alegorias: 2 carros e 1 tripé
OUÇA E CANTE O SAMBA-ENREDO AQUI
3 - Maracatu da Favela - 1h10
O enredo "Alavantu", a escola pretende unir a energia contagiante do carnaval ao calor das festividades juninas. A apresentação vai levar pra avenida dois personagens envolvidos em uma história romântica: Pierrot, simbolizando o Carnaval, e Matuta, simbolizando as festas que acontecem no mês de junho. O casamento entre os dois será consolidado com muita folia e arraiá.
A escola vem com:
- Brincantes: 1,2 mil
- Alas: 12
- Alegorias: 2 carros e 3 tripés
OUÇA E CANTE O SAMBA-ENREDO AQUI
4 - Unidos do Buritizal - 2h45
O enredo "Sorria, você está no Buriti e nessa noite de magia, não há tristeza que eu não transforme em alegria!", a escola vai celebrar a história do humor, que vai desde os primórdios dos palhaços até os ícones contemporâneos da risada, resgatando raízes culturais do carnaval e o legado humorístico da comunidade. Na homenagem, serão lembrados ícones como Paulo Gustavo e Chico Anysio, "Os Trapalhões" e a dupla de palhaços Patati e Patatá.
A escola vem com:
- Brincantes: 1 mil
- Alas: 12
- Alegorias: 2 carros e 2 tripés
OUÇA E CANTE O SAMBA-ENREDO AQUI
5 - Piratas da Batucada - 4h20
A atual campeã do carnaval amapaense vai celebra 50 anos de existência. O enredo "Nas águas do tempo, mergulhei no coração, sou Piratão além da imaginação" é dividido em duas partes. A primeira vai retratar a relação dos piratas com criaturas do mar, como "krakens" e dragões marinhos, mostrando a evolução da visão sobre eles ao longo da história, quando dominaram os sete mares em busca de tesouros e batalhas, contos imortalizados em livros e filmes.
A escola vem com:
- Brincantes: 2,5 mil
- Alas: 13
- Alegorias: 2 carros e 3 tripés
OUÇA E CANTE O SAMBA-ENREDO AQUI
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!