Escolas aderem programa que estimula ética e cidadania nas salas de aula
28 escolas estaduais participam da iniciativa desenvolvida pela Controladoria-Geral da União no Amapá
Os famosos personagens da Turma da Mônica, além de levar diversão, agora estimulam o senso crítico nas salas de aula do Amapá. Por meio do programa “Um por Todos e Todos por Um! Pela ética e cidadania”, da Controladoria-Geral da União (CGU), 28 escolas da rede pública estadual serão beneficiadas. No Amapá, o programa atenderá 1.683 alunos que vão receber informações sobre valores relacionados à democracia, à cidadania, ao respeito à diversidade, à coletividade e ao bem-estar. A inclusão social e a autoestima também são valorizadas na iniciativa.
Nesta segunda-feira, 26, a Escola Estadual Antônia Silva Sousa, localizada no município de Mazagão, foi escolhida para o lançamento do programa na rede estadual de ensino. Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental receberam kits didáticos contendo caderno de atividades, histórias em quadrinhos, jogo de memória, entre outros materiais que abordam o tema.
Os estudantes também fizeram apresentação de marabaixo e se caracterizaram com os personagens da Turma da Mônica. O aluno Tiago Tavares, de 12 anos de idade, ficou contente com a atividade que tem o apoio dos famosos personagens de Mauricio de Sousa.
O programa é conduzido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio da Coordenadoria da Educação Básica e Profissional (Cebep), desenvolvido por 50 professores. "O programa vai despertar nas crianças valores fundamentais para criar uma sociedade mais justa e participativa", afirmou o coordenador da Educação Básica e Profissional da Seed, Aécio Costa.
O integrante do Núcleo de Ações e Prevenção da CGU/AP, Adelton Vilhena, explicou que uma equipe técnica do órgão fará visitas mensais às escolas para acompanhar o andamento da iniciativa.
Sobre o projeto
Em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa, a CGU conta com o apoio dos personagens da Turma da Mônica para disseminar valores relacionados à cidadania e interesse pelo bem-estar coletivo entre os alunos do Ensino Fundamental I.
Desde a sua primeira aplicação em 2009, já envolveu 400 mil alunos, 13 mil professores e 1600 escolas. O objetivo é estimular os futuros cidadãos a se envolverem com as questões sociais e proporcionar uma formação crítica, criando o ambiente necessário para que tomem consciência de seus direitos e deveres.
Faça parte
Todas as escolas dos ensinos público e privado podem ter acesso ao programa focado no ensino da cultura ética e cidadã. A inclusão é feita mediante a assinatura de um Termo de Adesão a ser encaminhado à unidade regional da CGU no Estado onde se situa a instituição interessada.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!