‘Vai nos ajudar muito', diz aposentada ao receber assistência do Governo do Amapá
Maria Daura Calazanes, de 56 anos, teve casa atingida pelas fortes chuvas em Macapá, na terça-feira, 13, e foi atendida pelas equipes do Estado na Escola Reinaldo Damasceno.
A aposentada Maria Daura foi atendida com kits de alimento e dormitório disponibilizados pelo Governo do Amapá
O Governo do Amapá está garantido assistência às famílias afetadas pelas chuvas que causaram alagamentos em diversos pontos de Macapá nos últimos dias. A Escola Estadual Reinaldo Damasceno, que serve como centro de apoio para assistência das famílias, nas primeiras horas de atendimento, recebeu cerca de 100 pessoas dos bairros Nova Esperança e Muca.
Entre as pessoas atendidas está a Maria Daura Calazanes, de 56 anos. Aposentada, ela conta que mora em uma área de alagada no bairro Nova Esperança e, apesar da água ter invadido a residência, não preferiu permanecer no local e buscar ajuda com as equipes do Estado.
“O auxílio disponibilizado para nós é muito importante, porque estamos com muitas dificuldades, devido minha casa está com muita água dentro, mas irei continuar nela junto com minha família. Aqui no centro vim buscar os kits alimento e dormitório, que vai nos ajudar muito”, disse a aposentada.
Uma das famílias afetadas foi da dona de casa Elenilda Monteiro, de 33 anos, que teve sua casa invadida pela água e decidiu não permanecer na residência com receio de mais chuvas. Com uma filha pequena de dois anos, ela buscou acolhimento no centro montado pelo Governo do Estado.
“Perdi minha cama, guarda-roupa e outros pertences, então essa ajuda e esse acolhimento é essencial para nós. Apesar dos ocorridos, estamos bem e agora vamos em busca de conseguir o que perdemos”, relatou a dona de casa.
Atendimento à populaçãoO Governo do Amapá mobilizou diversas secretarias para atender a população atingida pelas fortes chuvas na capital. Na Escola Reinaldo Damasceno também são ofertados serviços de assistência como o cadastro em programas sociais, entrega de cestas básicas, kits de higiene e dignidade menstrual.
As 15 salas de aula da escola estão disponíveis para oferecer abrigo à população que teve as casas alagadas. Os dormitórios provisórios foram equipados com colchões, redes e mosqueteiros.
As pessoas afetadas pelas fortes chuvas que necessitam dos auxílios ofertados pelo Governo do Amapá podem se dirigir à Escola Reinaldo Damasceno, na Avenida 13 de Setembro, bairro Novo Buritizal, em frente ao habitacional Jardim Açucena.
Uma campanha de doação para as famílias atingidas também foi iniciada. Roupas, sapatos, eletrodomésticos e brinquedos podem ser doados na própria escola, no prédio da Secretaria de Políticas para as Mulheres ou pelo telefone (96) 98403-0711.
No caso de chuvas intensas, fique atento:
- Evite permanecer em praças e em ambientes arborizados durante, ou logo após ventos fortes e chuva;
- Evite estacionar veículos embaixo de árvores, especialmente as de grande porte, que oferecem maior risco;
- Se observar alguma árvore que esteja aparentemente tombando, ou com uma inclinação acentuada, com galhos secos ou quebrados, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros;
- Nunca tente cortar ou retirar a árvore por conta própria, pois podem haver cabos de energia em meio a vegetação, com risco de choque elétrico.
A população pode solicitar ajuda nos seguintes números:
- 193 - Corpo de Bombeiros
- 190 - Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes)
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!