Governo do Amapá leva atendimentos e assistência para mais de 120 famílias afetadas pelos alagamentos em Macapá
Cerca de 54 famílias estão abrigadas na Escola Reinado Damasceno, onde recebem alimentação, doações e serviços de saúde.
Equipes estão realizando o acolhimento de todas as pessoas que procuram atendimento na escola
O Governo do Amapá segue mobilizando esforços para atender às necessidades das pessoas afetadas pelas fortes chuvas e alagamentos em Macapá. Cerca de 54 famílias encontram-se abrigadas na Escola Reinado Mauricio Damasceno, onde recebem refeições, medicações, doações de roupas, calçados, colchões e kits dormitórios, contendo rede, lençol, travesseiro e mosqueiro, possibilitando conforto segurança ao dormir.
Durante toda a quarta-feira, 14, foram realizados 141 atendimentos médicos, com assistência farmacêutica, psicológica e de enfermagem. As famílias que estavam na escola também puderem se vacinar contra a influenza, Covid-19 (dose bivalente), tétano, e antirrábica para os animais. A ação foi coordenada pela Superintendência de Vigilância e Saúde (SVS).
Segundo dados da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), são cerca de 126 famílias amparadas pelo programa Acolher Amapá, totalizando 504 pessoas. Os locais visitados pela equipe estão entre os bairros Muca, Nova Esperança, Congós, Jardim Marco Zero e Cidade Nova, onde tiveram maior incidência dos sinistros.
Conforto e segurança
Por conta da forte chuva que acometeu no bairro do Buritizal, nos últimos dias, a doméstica Ediza Souza, de 42 anos, teve que se dirigir a Escola Estadual Raimundo Damasceno junto com os 5 filhos e o marido para procurar abrigo. No local, ela conta que a família encontra segurança e conforto, até os níveis da água diminuírem e as chuvas intensas cessarem.
“Amanheceu o dia e minha casa, que fica no lago, foi tomada pela água. Muita gente que estava lá, estão aqui. O abrigo foi uma iniciativa muito boa para a gente, para que possamos dormir sossegado, sem a água avançando na casa da gente, é uma coisa muito boa, por isso eu agradeço ao Governo do Estado por todo apoio”, relata.
Ainda no bairro Buritizal, em área de passarela, a intensidade das chuvas também assustou a doméstica Cintia Lima, de 50 anos, e filho de 20 anos, que tiveram a casa recém-inaugurada invadida pela água em questão de horas.
“Eu comprei a casa recentemente, há uns 5 meses. Eu já havia desconfiado que iria encher porque ela é a mais baixa do que todas as outras casas da passarela. Quando foi pela manhã, 7 horas, eu olhei e não estava cheio. Mas por volta de 9 horas quando eu desci, já tinha entrado água em tudo”, descreve Cintia.
Apesar de todas as necessidades básicas atendidas na escola, Cintia não esconde o desejo de retornar para a casa e a gratidão pelo amparado e cuidados das equipes do Governo do Estado com a família dela.
“Aqui a gente foi bem tratado. Recebemos o kit dormitório, agora vem o kit é higiene. Estamos sendo bem alimentados, com café da manhã, almoço e janta. Apesar disso eu quero retornar para a minha casa sim. Eu pretendo levantar o assoalho para ficar no nível da passarela”, afirma com confiança a doméstica.
Doações
A campanha de arrecadação de itens promovida pelo Governo do Estado para as famílias afetadas pelas fortes chuvas tem surgido efeito. Na quarta-feira, 14, foram contabilizadas 168 famílias atendidas com doações de roupas, sapatos, eletrodomésticos e brinquedos.
As doações podem ser feitas em dois pontos: no prédio da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres, na Rua São José, nº 1570, no Centro; e na Escola Estadual Reinaldo Damasceno, na Zona Sul de Macapá.
Para as pessoas que têm material para doação, mas não podem se deslocar até os pontos de arrecadação, basta entrar em contato com o número (96) 98403-0711 e informar o endereço para coleta dos itens.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!