Campanha solidária do Governo do Amapá recebe 20 geladeiras para as famílias desabrigadas pelas chuvas
Refrigeradores estão no Ginásio Avertino Ramos, transformado em mais um ponto de arrecadação.
As doações das geladeiras serão direcionadas para famílias com prioridade social
A campanha solidária do Governo do Amapá para arrecadar doações para quem perdeu tudo com os alagamentos e a força da maré que destruiu casas no Aturiá, em Macapá, ganhou um importante reforço com a chegada de 20 geladeiras doadas pelo grupo CEA Equatorial.
Os eletrodomésticos serão destinados às famílias de acordo com prioridades avaliadas pela assistência social do Estado. O material está no Ginásio Avertino Ramos, no centro da cidade, transformado em um novo ponto de arrecadação e balcão de atendimentos para as pessoas que buscam informações.
O diretor do grupo CEA Equatorial, Augusto Dantas, ressaltou que a entrega dos refrigeradores é resultado de uma articulação com o Governo do Amapá, para dar apoio à população que sofre com os alagamentos.
"Nós tínhamos essas geladeiras em estoque e imediatamente conversamos com o governador Clécio Luís para que pudéssemos também colaborar com essa grande campanha. Estamos fazendo essa entrega para ajudar as famílias amapaenses a recomeçarem", frisou Dantas.
A corrente do bem é coordenada pela Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres, e envolve uma força-tarefa da atual gestão, com equipes da Assistência Social, Saúde, Educação, Desporto e Lazer, Trânsito, e todas as pastas do governo. Só no primeiro dia, foram arrecadados mais de mil peças de roupas.
Além das vestimentas para adultos e crianças, a ação arrecada sapatos, brinquedos, materiais escolares, eletrodomésticos e móveis em condições de uso. Paralelo a isso, o Governo garante kits de alimentos, de higiene, vacinação, atendimentos de saúde, emissão de documentos, inclusão em programas sociais, além de vários outros serviços.
"Para que a gente pudesse acomodar tudo o que a gente vem arrecadando na nossa campanha, que está sendo um sucesso, foi disponibilizado pela Sedel [Secretaria de Estado do Desporto e Lazer] mais esse ponto de apoio para receber os objetos que serão destinados às famílias", explicou a secretária de Políticas para as Mulheres Adrianna Ramos.
O objetivo é organizar e dar assistência da melhor forma possível para essas pessoas que perderam tudo, ou parte dos móveis e precisam recomeçar, como pontuou a secretária de Estado da Assistência Social, Aline Gurgel.
"Nós queremos atender às pessoas e organizar as prioridades para quem está desabrigado e teve perda total. Nós já temos os cadastros e o estudo social de cada uma, a gente já compreende o grau de vulnerabilidade de cada uma e agora, de forma integrada, abrimos mais esse ponto assistencial", explicou a secretária
Veja os pontos de arrecadação:
- Prédio da Secretaria de Estado de Política para Mulheres
Endereço: Rua São José, nº 1570, no Centro. - Ginásio Avertino Ramos
Endereço: Rua Cândido Mendes, no Centro. - Solicitar a coleta dos itens por telefone
Contato: (96) 98403-0711.
Acolhimento às famílias
Desde sábado, 10, o Governo do Amapá trabalha no auxílio às famílias macapaenses atingidas por fenômenos naturais. Em um primeiro momento, o suporte foi garantido aos moradores da orla do Aturiá, que tiveram casas danificadas pela força do Rio Amazonas. Na terça-feira, 13, a força-tarefa foi intensificada diante das fortes chuvas que afetaram diversos pontos da cidade.
Diversos órgãos estaduais atuam para dar suporte às pessoas afetadas pelos alagamentos. Atualmente, a Escola Estadual Reinaldo Damasceno, na Zona Sul de Macapá, acolhe cerca de 100 famílias, que recebem suporte com colchões, alimentos e cuidados de saúde.
Em outra frente, o Governo do Estado presta apoio à Prefeitura de Macapá nas ações de limpeza e desobstrução de canais.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!