Mais de 500 famílias em vulnerabilidade serão atendidas com novas moradias no Residencial Vila dos Oliveiras, em Macapá
Entrega da obra, pelo Governo do Amapá, está prevista para o primeiro semestre de 2024.
Cada apartamento terá 42m², contendo dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço interna e rede de gás externa
Com entrega prevista para o primeiro semestre de 2024, o Residencial Vila dos Oliveiras, localizado no bairro Araxá, que está em fase final pelo Governo do Amapá, terá capacidade para atender 512 famílias da Zona Sul de Macapá. As famílias, em vulnerabilidade social, que estarão aptas a receber os apartamentos, serão divulgadas nos próximos meses.
O projeto do residencial é integrado às obras do complexo de urbanização da orla do Aturiá, e está orçado em cerca de R$ 72 milhões, com recursos do Tesouro Estadual, Caixa Econômica Federal, Fundo Nacional de Habitação e Interesse Social (FNHIS) e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A execução da obra é realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf).
O governador Clécio Luís e o senador Davi Alcolumbre participaram de uma inspeção à obra, na quinta-feira, 15. De acordo com o secretário adjunto da Habitação, Max Yataco, as famílias que irão compor a relação dos moradores do novo habitacional são de demandas dirigidas.
“Serão 512 famílias atendidas neste novo habitacional. São demandas dirigidas e construídas em conjunto com o Ministério Público do Estado. As famílias priorizadas neste momento são as que estão em vulnerabilidade social e moravam de maneira irregular em áreas do bairro Araxá, como o Aturiá e Pedrinhas, além daquelas que perderam suas casas depois do avanço das águas do rio Amazonas e dependem do aluguel social”, explicou o gestor.
O processo de composição da relação das famílias está em análise pelas equipes da Secretaria de Estado da Habitação e deve seguir para apuração do Ministério Público Estadual.
Apartamentos
Cada apartamento terá 42m², contendo dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço interna e rede de gás externa. As instalações dos sistemas elétrico e de água tratada, serão realizadas pela CEA Equatorial e pela CSA, respectivamente.
Programa Habitar
O Governo do Amapá irá lançar no segundo semestre de 2024 o Programa Habitar, que possibilitará novas inscrições em programas habitacionais no Estado. Segundo a secretária da Habitação, Mônica Dias, o Amapá foi selecionado pelo Novo Minha Casa Minha Vida, programa do Governo Federal, e deve dar início à construção de 1,7 mil unidades habitacionais. São três projetos previstos: um no município de Santana e três em Macapá.
Na capital, a gestão municipal irá gerir um projeto, localizado no bairro Alvorada, com 500 unidades. Os outros dois projetos ficarão sob gestão do Governo do Estado, um deles também com previsão de construção de mais de 500 moradias.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!