Iepa aponta fim de semana com chuvas isoladas no Amapá; tempo deve abrir a partir de domingo, 18
Região metropolitana de Macapá e comunidades próximas ao Rio Amazonas podem ter incidência de chuvas intensas.
Previsão é que de domingo, 18, em diante o tempo comece a abrir, com mais incidência do sol e menos nuvens
O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) aponta um fim de semana marcado por chuvas isoladas em todo o estado, com temperatura média em torno de 27º C. A Região Metropolitana de Macapá e comunidades próximas ao Rio Amazonas estão suscetíveis a chuvas intensas acompanhadas de ventos fortes, com acumulados que podem chegar até 27 mm.
De acordo com o gerente do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Iepa, Jefferson Vilhena, a partir de sábado, 17, a dinâmica das chuvas na capital será de forma isolada: enquanto em um bairro da Zona Sul de Macapá pode estar chovendo, na Zona Norte ou no Centro o céu pode estar limpo, sem nuvens ou precipitações. A previsão é que de domingo, 18, em diante o tempo comece a abrir, com mais incidência do sol e menos nuvens.
“Essa configuração deve perdurar por uns três a cinco dias, tanto aqui na capital quanto nos interiores”, explica Vilhena.
Nível da maré
Há a possibilidade das chuvas acontecerem simultaneamente com a alta da maré durante o fenômeno do Equinócio. A previsão é que o pico mais alto atinja 2,7 metros de altura no Porto de Santana, servindo de referência para os outros pontos fluviais. Confira a previsão do tempo detalhada para o fim de semana:
Sábado, 17
- Acumulado de chuva: até 9mm
- Temperatura média: 27°C
- Umidade: entre 65 e 95%
- Velocidade do vento: 28km/h
Domingo, 18
- Acumulado de chuva: até 7mm
- Temperatura média: 28°C
- Umidade: entre 55% e 95%
- Velocidade do vento: 33,6 km/h
Apoio e prevenção
Na terça-feira, 10, fortes chuvas causaram alagamentos de casas na capital. Por isso, o Governo do Estado monitora de perto as condições climáticas do estado e presta apoio à Prefeitura de Macapá nas ações de limpeza e desobstrução de canais e áreas mais vulneráveis a eventos extremos, como enchentes e inundações.
Em caso de chuvas intensas, fique atento:
- Evite permanecer em praças e em ambientes arborizados durante, ou logo após ventos fortes e chuva;
- Evite estacionar veículos embaixo de árvores, especialmente as de grande porte, que oferecem maior risco;
- Se observar alguma árvore que esteja aparentemente tombando, ou com uma inclinação acentuada, com galhos secos ou quebrados, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros;
- Nunca tente cortar ou retirar a árvore por conta própria, pois podem haver cabos de energia em meio a vegetação, com risco de choque elétrico.
A população pode solicitar ajuda nos seguintes números:
- 193 - Corpo de Bombeiros
- 190 - Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes)
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!