Novo Amapá Jovem: Governo do Estado busca garantir mais oportunidades à juventude da zona rural
Novidade faz parte da reformulação do programa Amapá Jovem e é voltada para pessoas de 15 a 29 anos que vivem no campo.
Iniciativa busca a inserção no mercado de trabalho e permanência do jovem no campo, desenvolvendo sua região
Com a reformulação do programa Amapá Jovem, o Governo do Estado busca alcançar diferentes grupos da juventude, atendendo diferentes realidades. Umas das novidades da política pública é o 'Jovem no Campo', criado para garantir mais oportunidades e benfícios específicos às pessoas de 15 a 29 anos que vivem na zona rural e regiões ribeirinhas. Este é um dos seis subprogramas apresentados na nova formulação.
A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Juventude (Sejuv), responsável pela coordenação geral do programa, dialoga com o Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) para alinhar as possibilidades de créditos para o público da zona rural, garantindo mais desenvolvimento sustentável e econômico no campo.
"Nós queremos que esse jovem que reside na área rural possa se desenvolver, buscar aperfeiçoamento profissional e tenha uma fonte de renda. Há muitos benefícios que podem ser acessados, e ainda poderemos criar outros, exclusivos. É isso que pretendemos viabilizar", explicou a secretária da Juventude, Priscila Magno.
Novo Amapá JovemPara garantir o auxílio de pessoas de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica de forma mais ampla, o Governo do Amapá trabalha na modernização do programa Amapá Jovem. As mudanças trazem nova estrutura e critérios de atendimento, além da criação de subprogramas, com o objetivo de incluir, proteger, direcionar e contemplar mais pessoas.
Com parte dessa modernização, em 2023, o governador Clécio Luís efetivou o pagamento do 13º salário para mais de 10 mil jovens atendidos na política pública.
Programa Amapá Jovem
O Amapá Jovem é executado em cooperação com órgãos, entidades e instituições públicas, abrangendo áreas como educação, saúde, assistência social, esporte, lazer, cultura, segurança pública, trabalho, ciência e tecnologia, cidadania, direitos humanos, entre outras. Os alunos inseridos no programa, a partir dessas atualizações, participarão ainda de atividades de extensão que vão desde à qualificação profissional em diversas áreas ao acesso à cultura e programações.
O programa visa a promoção da inclusão social e econômica de jovens vulneráveis, entre 15 a 29 anos, residentes no Amapá. A estratégia envolve acesso à educação, capacitação profissional, e oportunidades no mercado de trabalho para reduzir o desemprego, favorecer a reintegração social e fortalecer o bem-estar mental.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!