Startup20 no Amapá debate inovações financeiras, políticas públicas e o mercado de trabalho
Encontro internacional no estado reúne as maiores potências econômicas do mundo para debater inovação e tecnologia.
O evento acontece no Sebrae e reúne delegações de 19 países
Os participantes da Startup20 puderam debater alguns dos principais temas que impactam o setor da tecnologia. Na primeira rodada de plenárias segmentadas, foi discutido o impacto dela no mercado de trabalho, as políticas públicas de fomento às startups e as inovações financeiras globais.
Em um dos debates de sábado, 24, o diretor de Inovação da Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), Rodrigoh Henriques, apresentou iniciativas que estão sendo implementadas pelo Banco Central para modernizar as transações financeiras.
"Iniciativas como o Drex e o real digital são alguns dos exemplos de projetos que temos, pensado no futuro. Vemos um mundo em que as barreiras de câmbio e fronteiras financeiras se tornam irrelevantes. E precisamos construir essa infraestrutura hoje", ressaltou Henriques.
O gerente de Educação e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Pedro Fauro, falou das estratégias globais para capacitar a força de trabalho tecnológica.
O profissional abordou questões importantes sobre o mercado de trabalho no ramo da tecnologia, como a forma em que as diferentes gerações enxergam os empregos e a importância de mais capacitações.
"O Amapá se tornou exportador de mão de obra qualificada. Por isso, eventos como esse são importantes, pois fomentam a inovação e o empreendedorismo dentro da região. Esse é um debate importante, porque precisamos ter um equilíbrio entre o desenvolvimento tecnológico e boas condições de trabalho", avaliou Fauro.
O empreendedor, Al Muhannad Wagaibi, veio do país árabe Omã e faz parte de uma das 19 delegações estrangeiras que estão no Amapá para o Startup20. Ele participou da plenária sobre as mudanças no mercado de trabalho, e contou que discussões como esta são uma prioridade em seu negócio.
"Nosso programa usa a realidade virtual e a inteligência artificial para criar simulações de treinamento para bombeiros, navegantes e outros profissionais. Então a nossa prioridade é justamente aliar a inovação com o mercado de trabalho de forma saudável. Por isso, vamos levar muitas coisas positivas do Startup20 no Amapá", ressaltou o empreendedor.
A última plenária foi encabeçada pelo tecnólogo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Felipe Sereno, que abordou as diversas políticas públicas desenvolvidas pelo Governo Federal para incentivar as startups, e como os empreendimentos podem acessar os programas.
Startup20
Até esta segunda-feira, 26, o Amapá é a sede mundial do encontro que debate tecnologia, inovação e empreendedorismo. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartup) em parceria com o Governo do Estado e o Sebrae, e reúne representantes de 19 delegações.
A programação de quatro dias inclui debates sobre a macroeconomia e o potencial desenvolvimento da região, com a realização de painéis e conversas sobre inovação e empreendedorismo, além de visitas técnicas nas universidades e centros de pesquisa do Amapá.
O evento mundial faz parte das ações do Grupo de Engajamento criado pelo G20, organização que reúne as maiores economias do planeta, mais outras nações da União Europeia e Africana.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!