Startup20: delegações estrangeiras visitam instituições públicas de pesquisa científica no Amapá
Os visitantes puderam entender o processo de tratamento térmico do fruto do açaí e o combate à mosca-da-carambola.
As visitas posicionam o estado como um polo científico, dando visibilidade para pequenas e grandes empresas inovadoras
Representantes de vários países participantes do Startup20, maior evento global de inovação e tecnologia, inédito no Brasil, sediado no Amapá, visitaram nesta segunda-feira, 26, instituições de pesquisa, estudos e projetos científicos do estado. As delegações puderam conhecer alguns dos principais espaços e produtos de empreendedorismo sustentável e de bioeconomia.
Os visitantes tiveram a oportunidade de entender o processo de tratamento térmico do fruto do açaí e o combate à mosca-da-carambola, desenvolvidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
A representante da Suíça e diretora executiva da empresa Swissnex in Brazil, Malin Borg, aproveitou o momento para entender a fauna e flora da região Amazônica e degustou açaí genuinamente amapaense.
"O açaí é algo fantástico para quem já mora em estado e, para quem é de fora, se apaixonar ainda mais por esse sabor que é inconfundível. É muito importante saber que um estado como o Amapá possui um enorme potencial para desenvolver a bioeconomia e exportar o que tem de melhor”, afirmou a executiva.
Em outro momento, as delegações tiveram a oportunidade de explorar os laboratórios de engenharia química e elétrica da Universidade Federal do Amapá (Unifap). As visitas posicionam o estado como um polo científico, dando visibilidade para pequenas e grandes empresas inovadoras.
A professora de Engenharia Elétrica da Unifap, Fernanda Smith, destaca que a participação das delegações abre oportunidades para parcerias no campo da pesquisa e inovação.
“É um momento de mostrarmos para fora do país o que nós temos e tornar o estado um local propício para a geração de mais emprego e renda. São, por exemplo, propostas para gerar energia renovável a comunidades ribeirinhas e até mesmo da medicina, como o corante de urucum para a detecção do câncer uterino, oferecendo inclusão social à população”, ressaltou a professora.
Startup20 no Amapá
O evento internacional, inédito no Brasil, que reuniu autoridades e representantes de vários países para debater alternativas inovadoras para o planeta, foi promovido pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) em parceria com Governo do Amapá e Sebrae. A programação de quatro dias contou com painéis, palestras, debates e visitas técnicas até esta segunda-feira, 26.
Nos quatro dias de evento, houve exposição de produtos do “Selo Amapá” no Pavilhão da Bioeconomia, que reuniu 93 estandes de startups, artesãos e empreendedores do estado. O Governo do Amapá lançou durante o evento, no sábado, 24, o edital "Doutor Empreendedor", que direciona R$ 250 mil para o fomento de negócios inovadores.
Legado da Expofeira
Em 2023, durante a 52ª Expofeira do Amapá, o Governo do Estado assinou uma Carta de Intenção que formalizou a realização, em solo amapaense, do encontro que abre oficialmente uma série de eventos do Startup20, que ocorrerão no país, durante o ano.
A iniciativa global, que teve sua primeira edição na Índia, faz parte das ações do Grupo de Engajamento Startup 20, criado pelo G20, organização das maiores economias do mundo, que conta também com outras nações da União Europeia e Africana.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!