Com novos equipamentos, HE de Macapá faz mais de 11 mil exames de imagem em dois meses
Governo do Amapá garantiu a instalação de um novo aparelho de raio-X, que não era trocado há 10 anos.
De janeiro a fevereiro, foram realizados 23 mil exames de imagens em todas as unidades de saúde do Amapá
Em apenas dois meses, o Hospital de Emergência (HE) realizou mais de 11 mil exames de imagens. A agilidade no atendimento foi possível após o Governo do Amapá garantir a instalação de um novo equipamento de raio-X, mais moderno e que garantiu a substituição do maquinário anterior, que não era trocado há 10 anos.
Os procedimentos de diagnóstico por imagem ajudam a fornecer dados precisos para pacientes em situações de urgência e emergência. Os casos de baixa complexidade são direcionados para Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Em média, são realizadas diariamente cerca de 80 tomografias, além de 35 ultrassons e 200 raios-X na unidade hospitalar. Após a realização do exame, o paciente precisa aguardar aproximadamente 1 hora e 50 minutos para aquisição e liberação do laudo, tempo considerado baixo para a complexidade dos procedimentos.
A médica radiologista e responsável técnica do Centro de Diagnóstico por Imagem do HE, Bárbara Bravo, explica que, atualmente dentro do Pronto Socorro, a radiologia conseguiu crescer e se firmar, refletindo em um trabalho eficiente, seguro e satisfatório para a população.
"Aqui dentro do hospital a gente tem uma grande produção e conseguimos dar para o paciente um tempo de resposta excelente, além do papel principal, que é definir a suspeita clínica do médico e dar o diagnóstico mais preciso para essa pessoa que atendemos”, destaca a técnica.
Os exames de imagem são essenciais para o tratamento de diversas patologias. É a partir deles que os especialistas observam as estruturas internas do corpo, como tecidos, órgãos e ossos. Com isso, é possível identificar doenças, fraturas, tumores e células.
Após sentir fortes dores no estômago, o vendedor de cosméticos Irlan Dias, de 32 anos, foi até o HE para receber atendimento. Ele foi acolhido e medicado pela equipe de enfermeiros, e posteriormente, foi até a sala de ultrassom para realizar o procedimento.
"Quando eu sinto alguma dor que venha a mexer com meu organismo, logo procuro médico, porque não é fácil você comer algo e logo depois sentir uma queimação ou enjoo. Por isso, vim até o HE, onde o atendimento foi muito acolhedor e ágil, com apenas vinte minutos de espera na recepção e depois mais vinte para realizar o exame", descreve Dias.
Além do HE, em Macapá, os procedimentos podem ser realizados no Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL), Hospital Estadual de Santana, Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) e no Hospital da Mulher Mãe Luzia. Ao todo, desde janeiro, foram feitos 23 mil exames de imagens considerando todas as unidades hospitalares do estado.
Exames de imagem
Em 2023, o Governo do Amapá investiu mais de R$ 17 milhões em novos equipamentos de radiografia para a modernização e ampliação da capacidade de atendimento da rede estadual de saúde.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!