Hospital de Emergências de Macapá realiza mais de 80 mil exames laboratoriais em dois meses
De janeiro a fevereiro de 2024, foram mais de mil exames por dia, auxiliando no diagnóstico e tratamento dos pacientes.
A partir da coleta de materiais como sangue, tecidos e secreções, os exames laboratoriais contribuem para o diagnóstico e acompanhamento médico de pacientes
O Governo do Amapá registrou a realização de 80.836 exames laboratoriais no Hospital de Emergências (HE) de Macapá nos dois primeiros meses de 2024. O número é superior ao total de procedimentos contabilizados em janeiro e fevereiro de 2023, quando foram feitos cerca de 61 mil testes. O maior alcance faz parte das políticas para modernização dos serviços de saúde estabelecidas pelo Plano de Governo da atual gestão.
São mais de 1,3 mil exames por dia, incluindo testes para avaliar níveis de potássio no sangue, dosagem de ureia, creatinina e triglicerídeos. Também há disponibilidade de exames para detectar doenças como Covid-19, hepatites. Os equipamentos usados são de última geração, o que acelera o fluxo de análise, dando um resultado mais ágil e preciso para os pacientes.
Para o diretor da unidade, Emanoel Martins, os números revelam o comprometimento e avanços já conquistados para melhorar e ampliar os atendimentos no HE.
"Nós trabalhamos diariamente para que os nossos usuários tenham um atendimento humanizado e eficiente. É um trabalho muito amplo e ainda temos muito o que conquistar aqui dentro”, relata o diretor.Atendimentos
Após a coleta laboratorial, os resultados são entregues após cerca de 1h30 para os pacientes ambulatoriais. Para quem está internado, os resultados seguem direto para as enfermarias e ficam registrados no prontuário dos pacientes. De acordo com a responsável técnica do Laboratório do HE, a biomédica Deisianne Castro, o hospital oferta mais de 46 tipos de exames.
“Nossa demanda é muito alta, mas com os equipamentos que temos e com uma equipe comprometida, conseguimos diariamente estabelecer um excelente fluxo de atendimentos aos usuários”, afirma Deisianne.
O equipamento utilizado para processamento dos exames utiliza tecnologia sustentável e não gera resíduos contaminantes para o hospital. Entre os exames mais realizados pelo laboratório estão o hemograma, dosagem de creatinina, glicose, potássio, sódio e dosagem de ureia, somando 37 mil do total de análises realizadas entre janeiro e fevereiro de 2024.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!