Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Mais Infraestrutura: conheça as obras estruturantes do Novo PAC para o Amapá

Governo do Estado vai direcionar os recursos para estruturas de setores como saúde, educação e cultura.

Por Cristiane Nascimento
15/03/2024 08h00

Pavimentação de rodovias está no planejamento de obras

Os investimentos do Governo do Amapá com os recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) incluem a realização de obras estruturantes em diferentes áreas, como transporte, assistência social, saúde, cultura e educação.

O planejamento da infraestrutura com elementos integrados entre desenvolvimento socioeconômico e logístico, que impulsionem e agreguem cadeias de valor ao processo produtivo regional, está entre os compromissos do Plano de Governo da atual gestão. 

Ao todo, o Governo Federal destina R$ 28,6 bilhões para que as obras sejam erguidas. Entre os projetos anunciados, está a construção de duas maternidades, uma em Macapá e outra em Santana. Também foi aprovada a construção de uma Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e, no setor educacional, duas escolas em tempo integral, ambas na capital amapaense.

Para fortalecer o setor da cultura, o estado vai passar a ter dois Centros de Artes e Esportes Unificados, um em Macapá e outro em Santana. O Governo do Amapá, aprovou ainda, em parceria com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural Nacional (Iphan), recurso para os projetos do Parque Solstício, em Calçoene, e para a revitalização do Museu de Artes Joaquim Caetano, na capital. 

As tratativas vêm ocorrendo desde janeiro de 2023, quando, a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Clécio Luís apresentou uma pauta com projetos e propostas de obras públicas de integração regional que beneficiam o Amapá.

De acordo com o planejamento da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), órgão responsável pela execução das obras, algumas devem iniciar ainda esse ano, como pontuou o secretário da pasta, David Covre.

“A partir da formalização dos convênios, vamos encaminhar os projetos para análise do Governo Federal e posterior licitação. Pretendemos começar nossas atividades ainda em 2024. Assim que os recursos forem efetivamente repassados, iniciaremos o nosso plano de ações”, ressaltou Covre. 

Mais infraestrutura

Os recursos contemplam a pavimentação de rodovias, como a BR-156, nos trechos Norte e Sul. A obra é fundamental para a circulação das pessoas e escoamento de produção agrícola, uma vez que a estrada liga o sul do estado ao município de Oiapoque, na fronteira do Brasil com a França.

A construção do novo Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), a ampliação do Porto de Santana e a elaboração dos estudos para criação da Hidrovia do Marajó também fazem parte do pacote de obras. Todas essas obras são de grande impacto para o desenvolvimento e crescimento do Estado.

O planejamento prevê, ainda, a construção da ponte sobre o Rio Jari, que vai ligar o município de Laranjal do Jari, no Sul do estado, ao distrito de Monte Dourado, em Almeirim, no Pará, sendo a primeira ligação terrestre do Amapá com o restante do Brasil, o que vai facilitar o escoamento de produtos e mercadorias para outros estados e países.

Além disso, a proposta inclui a construção de novas unidades básicas de saúde, policlínicas, maternidades e compra de mais ambulâncias para melhorar o acesso ao tratamento especializado. Novas creches, escolas de tempo integral, a modernização e a expansão de Universidades Institutos e Federais são prioridades, como o campus que será implantado no município de Tartarugalzinho anunciado na última Terça-feira, 12.

Todas as obras são de investimento do Governo Federal, com contrapartida do Governo do Amapá. Esta é a terceira edição do PAC, com obras de infraestrutura que promovem a sustentabilidade nos setores da econômica, social e urbana, melhoram a competitividade e geram emprego de qualidade.

 

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp