Com 79 anos de trajetória, Imprensa Oficial do Amapá registra a história do serviço público do Estado
Nos 80 anos do Amapá, os registros públicos ganham destaque com a digitalização, facilitando o acesso da população.
A Imprensa Oficial hoje é centralizada no Diário Oficial do Amapá, com acesso totalmente digitalizado
Nos 80 anos de Amapá, a Imprensa Oficial do Estado completa, nesta terça-feira, 19, seus 79 anos de história com publicações oficiais do Poder Executivo. Vinculada à Secretaria de Estado da Administração (Sead), as primeiras publicações datam do período do ex-Território Federal.
Criada em 1945 pelo então governador, Janary Nunes, teve como objetivo ser o meio oficial de comunicação da gestão. Na época, ainda se utilizava de impressão tipográfica, uma forma de registro em relevo, em que o texto ou imagem está sobre uma superfície elevada, semelhante a um carimbo de borracha, para confeccionar as primeiras publicações.
A divulgação das decisões do executivo estadual era replicada no “Jornal Amapá”, impresso da época, que divulgava as ações de Governo à população. O processo era mais lento que o atual, totalmente digitalizado desde 2018, contudo, marcou a memória do servidor Raimundo Tavares. Dos 38 anos como serviço público, 19 são dedicados ao trabalho de produção do Diário Oficial do Amapá.“Conheço cada parte desse arquivo. As pessoas chegam aqui e pedem alguma informação e eu já sei onde procurar”, conta o servidor.
Após décadas de circulação do Jornal Amapá, que logo depois mudou de nome para “Novo Amapá”, foi criado o Diário Oficial do Estado, em 23 de julho de 1964. Com o tempo, o processo foi se modernizando conforme os avanços tecnológicos, até chegar à sua completa digitalização, em 2018.
Digitalização
A última edição do diário impresso foi feita no dia 17 de junho de 2016, com uma média de 500 exemplares por tiragem diária. Desde então, as publicações oficiais da administração pública direta, indireta, outros poderes e particulares têm sido realizadas através dos sites diofe.portal.ap.gov.br e sead.ap.gov.br.
No Núcleo de Imprensa Oficial é possível encontrar documentos históricos, como a primeira divulgação dos atos do Poder Executivo, que se deu através da publicação do Jornal Amapá, de 19 de março de 1945.
Diário eletrônico
Em 2018, O Governo do Amapá iniciou a publicação do Diário Oficial em formato eletrônico. A mudança teve o objetivo facilitar o acesso e preservá-lo em um ambiente virtual, além de diminuir os custos. O novo método de publicação possibilita a organização de todas as informações da gestão, publicadas no Diário Oficial virtual.
Hoje, é possível encontrar o acervo totalmente digitalizado. O fim da edição impressa poupou gastos com papel e manutenção de maquinário, além dos custos para distribuição. A Imprensa Oficial fica localizada na Avenida Procópio Rola, 2070, no bairro Santa Rita, em Macapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!