'Seguiremos trabalhando para ampliar as políticas de inclusão das pessoas com deficiência no Amapá', afirma Teles Júnior durante conferência estadua
Governador em exercício destacou a necessidade de fortalecer ações como o acesso ao mercado de trabalho e a mobilidade nas cidades.
Debates seguem até sexta-feira, 22, na Universidade Estadual do Amapá
O governador em exercício, Teles Júnior, destacou as políticas de inclusão durante a abertura da 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, nesta quinta-feira, 21. Os debates têm como objetivo definir metas e indicar representantes estaduais para a etapa nacional do evento, que acontecerá no mês de julho, em Brasília. A participação no encontro está alinhada aos compromissos estabelecidos no Plano de Governo para fortalecer as ações inclusivas.
A programação é realizada pelo Conselho Estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social e segue até sexta-feira, 22, na Universidade Estadual do Amapá (Ueap), com o tema ‘Cenário atual e futuro na implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo’.
"A conferência possibilita um espaço de debates amplos e democráticos. Seguiremos trabalhando para ampliar as políticas de inclusão das pessoas com deficiência nos serviços públicos e privados, com melhores condições de acesso ao mercado de trabalho e mobilidade dentro das cidades, entre outras políticas públicas inclusivas”, destacou Teles Júnior.
"Em 2024, o Amapá é o segundo estado que realiza a conferência e, aqui, vamos discutir os desafios e os melhores caminhos para ampliar as políticas públicas para essas pessoas. Vamos amadurecer os debates para que possamos ter uma instituição que possa levar todas as políticas para estas pessoas", declarou a secretária de Assistência Social, Aline Gurgel.O evento representa uma oportunidade significativa para discussões e contribuições democráticas, com foco na reformulação e adequação das políticas públicas relacionadas às pessoas com deficiência, além de um espaço legítimo de retomada da mobilização social desse segmento.
"Vamos iniciar a formação de um Plano Estadual e debater nossas principais reivindicações com 25 propostas para levar ao Governo Federal. Também vamos definir dez delegados que representarão o estado", informou o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Amapá, Fábio Gonçalves.
Neste dois dias, a programação aborda os seguintes eixos temáticos: estratégias para manter e aprimorar o controle social para a participação das pessoas com deficiência; garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência; cidadania e acessibilidade e os desafios para a comunicação universal.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!