‘Foram muitas batalhas, superação e fé até a vitória bater na minha porta’, diz beneficiária do habitacional Vila dos Oliveiras, em Macapá
Valda Cardoso faz parte das famílias que serão contempladas com as novas moradias. Governo do Amapá trabalha nas últimas etapas das obras do conjunto.
'Quando vi a notícia que a lista de nomes seria divulgada, fui para a igreja pedir essa bênção', conta Valda
Após superar muitos desafios na vida, a dona de casa Valda Cardoso, de 50 anos, celebra um recomeço, com a expectativa do novo lar. A moradora do Aturiá, na Zona Sul de Macapá, está entre as pessoas aptas na relação parcial de candidatos a moradias do habitacional Vila dos Oliveiras. O conjunto, que vai beneficiar mais de 500 famílias, fica no bairro das Pedrinhas e será entregue pelo Governo do Amapá ainda no primeiro semestre de 2024, como parte da Política Habitacional estabelecida no Plano de Governo.
CONFIRA AQUI A RELAÇÃO PARCIAL DIVULGADA PELO GOVERNO DO ESTADO
Mãe de sete filhos, Valda já venceu uma batalha contra o câncer e, por mais de uma vez, teve a casa invadida pelas águas do Rio Amazonas.
“Trabalhei muito tempo em casa de família, mas quando adoeci e descobri que tinha câncer, fiz uma operação e não pude mais trabalhar com a mesma atividade que fazia antes. Quando vim para o Aturiá, vi muitas casas de vizinhos sendo derrubadas pelo rio, a minha foi para o fundo algumas vezes, e, quando ouvi a notícia que a lista com os nomes iria sair, nem fiquei em casa, fui para a igreja pedir por essa benção”, conta Valda.O projeto do residencial é integrado às obras do Complexo de Urbanização da Orla do Aturiá, está orçado em cerca de R$ 72 milhões e conta com recursos do Tesouro Estadual, Caixa Econômica Federal, Fundo Nacional de Habitação e Interesse Social e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A execução da obra é realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf).
Quem também já está arrumando as malas para a mudança é o autônomo Flávio Saraiva, de 54 anos. Ele é natural de uma região conhecida como Viçosa, no município paraense de Chaves, Pará, e mudou para o Amapá em busca de melhores oportunidades de trabalho e estudo para os filhos.
“Vai fazer 21 anos que estou em Macapá. Foi uma mudança bem difícil, mas tive ajuda do meu irmão e do meu sogro, que conseguiu esse local onde moro hoje com minha família, mas aqui passei muitas noites sendo ‘vigia’ do rio, para que minha casa não fosse derrubada pelos troncos de árvores. Vocês não imaginam a alegria em saber que meu nome está na lista, é um alívio enorme!”, disse Flávio Saraiva.Novas moradias
Cada apartamento do habitacional terá 42 metros quadrados, contendo dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço interna e rede de gás externa. As instalações dos sistemas elétrico e de água tratada serão realizadas pela CEA Equatorial e pela CSA, respectivamente.
Próximas Etapas
Os beneficiários, agora, seguem para as fases que incluem a publicação da lista final com o nome dos contemplados. Após encerramento dos prazos de recursos, haverá o envio da relação para a Caixa Econômica Federal, reunião de orientação com os aprovados, sorteio das unidades habitacionais, vistoria dos apartamentos e entrega do Termo de Concessão e das chaves. O cronograma estará disponível, em breve, no portal do Governo do Amapá, no mural da Secretaria de Estado de Habitação e no Diário Oficial do Estado.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!