Após diálogo com o governador Clécio Luís, Ministério da Saúde garante envio de vacinas contra dengue ao Amapá
Redistribuição de doses adquiridas pelo Governo Federal vai considerar a situação de emergência, decretada em 10 municípios do estado.
Atualmente, dez municípios estão em emergência por conta da dengue, no Amapá
Após diálogos conduzidos pelo governador Clécio Luís, em Brasília, sobre o cenário da dengue no Amapá, o Ministério da Saúde garantiu o envio de doses de vacinas contra a doença ao estado. Os imunizantes chegaram ao Brasil ainda em fevereiro.
De acordo com anúncio do MS, nos próximos dias, será feita a redistribuição das primeiras vacinas disponibilizadas através do Sistema Único de Saúde (SUS), com inclusão do Amapá entre os estados contemplados.
Em fevereiro, o Governo do Estado decretou situação de emergência em dez municípios devido à dengue, o que será analisado para a redistribuição dos imunizantes. O público-alvo será o pré-definido pelo MS, que são adolescentes de 14 a 16 anos. A nota técnica, listando a quantidade de imunizantes a serem enviados, não havia sido divulgada até esta sexta-feira, 22.
“Nós temos a realidade da sazonalidade da Amazônia amapaense e o Ministério da Saúde tem considerado este fator para otimizarmos o combate e controle de doenças como a gripe, a malária e a dengue. A redistribuição das vacinas é uma notícia muito boa para o Amapá, que está em situação de emergência pelo aumento dos casos”, pontuou o governador.
A reunião também contou com a participação do senador Randolfe Rodrigues; deputado federal, Dorinaldo Malafaia; a secretária de Saúde do Amapá, Silvana Vedovelli e o secretário da Representação do Estado do Amapá em Brasília, Asiel Leite.
Vacina contra a dengue
De 1,5 milhão de doses já distribuídas no Brasil pelo MS, somente 435 mil foram aplicadas, de acordo com o MS. A urgência para o envio para outras regiões do país é devido ao vencimento de parte da remessa, que está próximo. Um novo lote, comprado pelo MS, contará com 6 milhões de doses e chega ao Brasil ainda em março.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!