Governo do Amapá integra programação que premia práticas inovadoras para saúde pública nos municípios do estado
As melhores iniciativas serão apresentadas na 19º Mostra Nacional Brasil, Aqui tem SUS, no Rio Grande no Sul.
Gestores dos 16 municípios do estado participaram do evento que contou com 60 projetos apresentados
Com objetivo de estimular a criação e o planejamento de iniciativas para melhorar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), o Governo do Amapá integrou, nesta quinta-feira,27, a programação da 5ª Mostra Amapá Aqui Tem SUS e da 2ª Mostra Imuniza SUS, que premia as experiências exitosas desenvolvidas pelas equipes de saúde dos municípios.
A secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli, destacou a importância de promover e estimular os profissionais a desenvolver projetos que melhorem a saúde pública e que possam ser replicados pelos demais municípios, melhorando assim os serviços e atendimentos das pessoas em todo o estado.
“Esse momento é muito importante e mostra a união de todos os municípios para compartilhar seus trabalhos, suas informações que contribuem para um SUS de qualidade para todos. A Mostra traz a possibilidade de melhorar a saúde para todos”, destaca a secretária.
Realizada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá (Cosems/AP) este ano a Mostra contou com mais de 60 projetos inscritos. A etapa estadual seleciona as iniciativas que serão apresentados na 19º Mostra Nacional Brasil, Aqui tem SUS, realizada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), durante 38º Congresso Nacional, no dia 30 de junho, no Rio Grande do Sul.
“É uma satisfação muito grande ver que conseguimos estabelecer a Mostra no nosso calendário e ter a adesão dos 16 municípios, que se empenham para desenvolver melhorias que façam a diferença na vida da população que depende da saúde pública”, destacou o presidente do Cosems, Teddy Marcel Menezes.
O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conasems), Hisham Mohamad Hamida, que veio ao Amapá para participar do evento, enfatizou que é fundamental o apoio que o Governo do Estado dá aos municípios para que tenham meios de se desenvolver e melhorar os índices de saúde.
“É fundamental o apoio do Conselho, do Governo, dos articuladores para promover meios para que os municípios possam prestar um serviço cada vez mais qualificado, resolutivo e efetivo. O Amapá está de parabéns pela quantidade de projetos inscritos e pela inovação que eles trazem para o SUS”, afirmou Hamida.
Incentivo a amamentação
Durante o evento, a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli, lembrou que em 2019, quando foi gestora no segundo mandato de Clécio Luís como prefeito de Macapá, a capital teve o projeto ‘Copinho do Amor' premiado na Mostra Nacional. A iniciativa, que era desenvolvida desde 2016 pela equipe de Estratégia de Saúde da Família, fortalecia e incentivava o aleitamento materno exclusivo até os seis primeiros meses de vida do bebê. Na época, o experimento concorreu com outros 30 projetos.
O projeto tinha uma metodologia simples e eficiente de captar precocemente as grávidas e lactantes da área coberta pela equipe, a fim de dar alternativas de amamentação, sem perder a essência, por meio da reutilização de copinhos de frascos de medicamentos, esterilizados e ofertados entre os parceiros durante a consulta de enfermagem.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!