'O Governo do Amapá proporcionou mais trabalho para as pessoas. Consegui aumentar a equipe', diz empreendedor do programa Peixe Popular
Francivaldo Rocha fornece pescado há 5 anos e precisou contratar mais trabalhadores para atuar nas vendas da Semana Santa.
Francivaldo Rocha trouxe 15 toneladas de peixe para comercializar
Os investimentos do Governo do Amapá no Programa Peixe Popular, que disponibiliza pescado a preço acessível para a população durante a Semana Santa, vem possibilitando resultados significativos na geração de emprego e renda. Este ano, a iniciativa ofertou cerca de 80 toneladas de várias espécies de peixe para a comercialização em 4 municípios do estado. Foram gerados mais de 150 empregos diretos e indiretos, entre vendedores, tratadores de peixe, vendedores de verduras e hortaliças e outros postos de trabalho.
O empreendedor Francivaldo Rocha é parceiro do programa há cinco anos. Ele conta que desde o ano passado, vem ampliando o negócio e contratando mais trabalhadores para atender as demandas. Nesta edição do Peixe Popular, o pescador trouxe 15 toneladas, que foram colocadas à venda em cinco pontos da capital.
"Essa parceria com o Governo do Amapá proporcionou mais trabalho para as pessoas. Consegui aumentar a equipe de 15 para 40 funcionários, para atender a demanda da Semana Santa. Se tivesse mais peixes, mais vendas eu faria. Foi uma edição muito boa para os negócios", contou Rocha, empolgado.
A organização do programa, a divulgação e a adesão da população chamaram a atenção do empreendedor, que notou uma procura maior, e mais diversidade de locais para a comercialização.
"O programa está muito bem organizado, quando é assim, facilita muito o nosso trabalho e nos sentimos motivados a continuar a parceria com o Governo. Assim, todos saem ganhando", ressaltou.
Peixe Popular e Vivo
O programa do Governo do Estado disponibilizou 50 toneladas de peixe a preços acessíveis para a Semana Santa. Foram três dias de comercialização em 13 pontos distribuídos nos municípios de Macapá, Santana, Itaubal e Serra do Navio.
A população pode escolher entre 24 espécies a preços que variaram de R$ 10 a R$ 20 por quilo. O programa é coordenado em conjunto pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Secretaria de Estado da Pesca e pelo Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap).
O objetivo do programa Peixe Popular é ofertar opções de pescado na mesa do amapaense por um custo baixo, além de movimentar a economia local, com a geração de emprego e renda, uma política que integra o Plano de Governo da gestão.
O Governo do Amapá também investiu nos produtores atendidos pelo Programa de Produção Integrada de Alimentos (PPI), que comercializaram cerca de 20 toneladas de pescado vivo. O valor foi de R$ 13, nas espécies de tambaqui e pirapitinga.
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