Imunização de rotina: Governo do Amapá faz busca ativa de não vacinados para combater baixa adesão em 2024
Estado quer aumentar a cobertura vacinal contra doenças de fácil contágio como hepatite, tuberculose, sarampo, difteria e poliomielite.
Ao menos três vacinas administradas em crianças e adolescentes sofreram redução
Os baixos índices de adesão à vacinação contra doenças de fácil contágio como hepatite, tuberculose, sarampo, difteria e poliomielite, tem chamado a atenção dos órgãos de saúde do estado. Para reverter a situação, o Governo do Amapá está intensificando a busca ativa de não vacinados.
A estratégia inclui a vacinação de casa em casa em bebês de até 1 ano de idade, e a imunização nas escolas em crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos. O trabalho é coordenado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), em conjunto com as secretarias de Saúde dos municípios.
Ao menos três vacinas administradas em crianças e adolescentes sofreram redução, entre elas, a pólio, penta e tríplice viral. A meta é imunizar 95% das crianças em todo o Amapá, no entanto, 90% das vacinas estão abaixo do percentual preconizado pelo Ministério da Saúde (MS).
"A vacina garante uma proteção coletiva e atua contra a transmissão. Quando há um número expressivo de vacinados, o vírus encontra dificuldades para circular. Por isso é importante que o máximo de crianças estejam imunizadas", ressaltou o superintendente da SVS, Cássio Peterka.
Vacinação
De 1º de janeiro ao dia 1º de abril de 2024, o Amapá vacinou 60,51% das crianças contra a paralisia infantil; 60,08% foram imunizadas com a penta (contra difteria, tétano, coqueluche, meningite por Haemophilus influenzae tipo b e hepatite B); e 60,37% com a tríplice viral (Sarampo , caxumba e rubéola).
Também apresentam baixa cobertura vacinal a meningo C, que protege contra o meningococo do sorogrupo C, com 52,84% de crianças vacinadas e febre amarela com 50,29%.
A coordenadora estadual de Imunizações da SVS, Maria Angélica Oliveira, destaca que a proposta de buscar os não vacinados em casa e escolas tem dado certo.
"É uma mobilização intensa, estamos indo de casa em casa, nas escolas, vacinando e levando informação sobre a importância da imunização. Vale lembrar também que os pais ou responsáveis dos menores precisam abraçar a causa para que os resultados sejam ainda melhores", disse a coordenadora.
Veja a lista de imunizantes disponíveis gratuitamente no Amapá:
- BCG
- Hepatite A
- Hepatite
- Penta (DTP/Hib/Hep. B)
- Pneumocócica 10 valente
- Vacina Inativada Poliomielite (VIP)
- Vacina Oral Poliomielite (VOP)
- Vacina Rotavírus Humano (VRH)
- Meningocócica C (conjugada)
- Febre amarela
- Tríplice viral
- Tetraviral
- DTP (tríplice bacteriana)
- Varicela
- HPV quadrivalente
- DT (dupla adulto)
- DTPA (DTP adulto)
- Meningocócica ACWY
- Covid-19
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!