Amapá Sem Fome: Governo do Estado entrega 100 kits de alimentos para atender pacientes ostomizados
Os kits foram repassados para Associação de Ostomizados do Amapá, nesta quarta-feira, 3, em Macapá.
Ação social faz parte do Programa Amapá Sem Fome, do Governo do Estado
Nesta quarta-feira, 3, o Governo do Amapá entregou 100 kits de alimentos à Associação de Ostomizados do Amapá (AOAP), para serem distribuídos aos pacientes em Macapá e no interior. A ação faz parte do “Programa Amapá Sem Fome”, que tem objetivo de tirar o estado do mapa da fome no país, e integra o Plano de Governo da gestão, para garantia de acolhimento e assistência aos grupos em vulnerabilidade social.
O programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Conselho de Segurança Alimentar e pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional. O repasse dos alimentos pode fazer a diferença na vida de vários pacientes, como destaca o motorista, Emanoel Santana, de 46 anos, que faz parte da associação, sendo uma pessoa ileostomizada (abertura cirúrgica na parede abdominal), mas com cirurgia de reversão.
“Uma das maiores dificuldades de uma pessoa que é ostomizada, ileostomizada, entre outros, é o preconceito que ainda existe latente. Pois essas pessoas precisam carregar bolsas coletoras que podem ficar visíveis. Muitos não conseguem emprego e não saem de casa, por isso esses kits alimentares são muito importantes”, destacou o motorista.
Emanoel conta que mesmo já com a cirurgia de reversão, ainda permanece na associação como tesoureiro, que atualmente reúne 1.200 associados e ajuda também os traqueostomizados, tanto na capital, como em outros municípios.
Para a presidente da AOAP e vice-presidente da Associação Nacional dos Ostomizados do Brasil (ANOB), Rosilete Paes do Carmo, essa parceria é imprescindível, pois muitos associados estão em vulnerabilidade social. “Os 100 kits estão sendo entregues, mas temos uma lista de espera. A ação não para aqui, seguiremos com as assistências, pois precisamos ajudar a todos”, enfatizou a presidente.
Rosilete, que é ostomizada permanente, ressalta a luta da associação desde 2019, e reforça o apoio que o Governo do Amapá vem disponibilizando. Durante a ação foram oferecidos também atendimentos em saúde e para o cadastro no “Renda Para Viver Melhor”.A secretária de Assistência Social, Aline Gurgel, que atua no desenvolvimento do Programa Amapá Sem Fome, explica que os alimentos chegaram para muitas pessoas, famílias, que nem tinham o que comer neste mesmo dia.
“Sabemos que os ostomizados possuem muita dificuldade, inclusive de emprego e não possuem uma certa visibilidade em sociedade. O Governo do Amapá está aprimorando suas políticas públicas de segurança alimentar para ajudar essas pessoas permanentemente”, disse a secretária. Serviço