Técnicos rurais do Governo do Amapá participam de capacitação em manejo de açaizais nativos, em Macapá
Em parceria com a cooperativa Amazonbai, ciclo de formação com práticas inovadoras e sustentáveis busca garantir assistência para produtores locais.
A capacitação teve como objetivo o aprimoramento da cadeia produtiva do açaí
Buscando impulsionar o desenvolvimento rural e aprimorar métodos eficientes da agricultura familiar, técnicos do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) participaram de uma atualização em manejo de açaizais nativos na comunidade Nossa Senhora de Nazaré, em Macapá.
O ciclo de formação aconteceu em parceria com a Cooperativa dos Produtores Agroextrativistas do Bailique e do Beira Amazonas (Amazonbai). Na capacitação, que se estendeu até a quinta-feira, 4, foi abordado o aprimoramento da cadeia produtiva do açaí, com técnicas inovadoras de colheita, transporte, industrialização e comercialização do produto.
O diretor-presidente do Rurap, Dorival Santos, reforça que o manejo sustentável dos açaizais nativos não apenas preserva o meio ambiente, mas também promove o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais.
“O fortalecimento desta prática garante a conservação dos recursos naturais ao mesmo tempo que cria oportunidades de geração de renda para os produtores locais, contribuindo para uma agricultura mais sustentável e inclusiva”, destaca.
Durante as palestras, além do debate de técnicas de manejo, a Amazonbai recebeu a certificação jurídica do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), que permite a participação em programas do Governo Federal com acesso a financiamentos, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.
O engenheiro agrônomo do Amazonbai, Amiraldo Picanço, ressaltou a importância da assistência continuada no manejo dos açaizais para garantir sempre uma boa qualidade do produto.
“Este tipo de capacitação é fundamental para que os técnicos do Rurap possam oferecer um suporte adequado aos produtores locais, promovendo práticas sustentáveis e rentáveis na produção de açaí em todo estado”, explica Picanço.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!