Hemoap garante distribuição de hemocomponentes para 7 hospitais do estado
Após a doação, o sangue passa por diversos processos até ser enviado para as agências transfusionais.
Ao ajudar a manter o estoque da unidade abastecido, um doador pode salvar até quatro vidas
O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) é o responsável pelo gerenciamento de estoque de todas as agências transfusionais do estado, mantendo os hospitais abastecidos e garantindo a assistência necessária aos pacientes, tanto da rede estadual de saúde, quanto da privada.
A doação de sangue é a porta de entrada para todo o processo. Ao ajudar a manter o estoque da unidade abastecido, um doador pode salvar até quatro vidas. O autônomo, Zaquel Silva, iniciou a jornada de doador há pouco mais de um ano e garante que está feliz contribuindo para o restabelecimento da saúde de outras pessoas.
"Sou uma pessoa de muita fé e temente a Deus e a ação de doar é um ato de amor ao próximo. Irei continuar vindo sempre que puder e pretendo também incentivar amigos e familiares", reforçou Silva.
Após a coleta, as bolsas de sangue seguem para o setor de fracionamento, onde acontece todo o manuseio do material com centrifugação e congelamento, separando e transformando uma bolsa em quatro hemocomponentes: concentrado de hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitados (descongelamento de uma unidade de plasma fresco congelado entre 1 e 6 ºC).
"Os doadores são o coração do hemocentro e após a coleta, nós trabalhamos para que todos os hemocomponentes sejam distribuídos para aqueles que precisam. Desenvolvemos um papel muito importante no setor de fracionamento, onde fazemos todo o processamento do material", ressalta o técnico de laboratório, Aureliano Pires.
Os hemocomponentes são utilizados para tratamento de diversos fatores, entre eles anemias, conter hemorragias ativas e deficiências na coagulação, doença hepática avançada ou utilização em procedimento cirúrgico e emergências obstétricas.
A distribuição é realizada para sete agências, sendo elas a do Hospital de Clínicas Dr Alberto Lima (Hcal), Hospital de Emergências (HE) de Macapá, Hospital da Mulher Mãe Luzia, Hospital Estadual de Santana, Hospital Estadual de Laranjal do Jari, Hospital Estadual de Oiapoque e Hospital São Camilo.
Quem pode doar?
A pessoa só é classificada como apta ou não a doação após uma triagem clínica que consiste num questionário sobre a saúde e vida do possível doador.
- É necessário estar em boas condições de saúde;
- Pesar acima de 50 kg;
- Ter idade entre 16 e 69 anos;
- Não ter apresentado sinais ou sintomas gripais nos últimos 14 dias e não ter testado positivo para Covid-19 nos últimos 10 dias;
- Apresentar documento oficial;
- Os menores de 18 anos necessitam de autorização dos responsáveis. O termo pode ser solicitado via WhatsApp do Hemoap: (96) 98811-0200;
- Os intervalos para doação são de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.
Serviço
As doações de sangue podem ser realizadas na carreta do Hemoap, localizada em frente ao hemocentro, que fica na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a Rua Jovino Dinoá, no Centro de Macapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!