Receptivo do Governo do Amapá apresenta o marabaixo para especialistas de multinacionais
Representantes das empresas Mercado Livre e Meta palestraram para empreendedoras do estado.
Convidados conheceram o marabaixo e a gengibirra no Barracão da Tia Biló, no bairro Laguinho
Especialistas de multinacionais que vieram ao Amapá, qualificar mulheres empreendedoras na programação promovida pelo Governo do Estado, foram apresentados à cultura amapaense. Na noite de sexta-feira, 5, os representantes das empresas Mercado Livre e Meta conheceram o marabaixo e a gengibirra no Barracão da Tia Biló, no bairro Laguinho.
O receptivo, que valoriza a cultura amapaense, encantou o gerente de relações governamentais do Mercado Livre, Marcelo Chilavarquer, que garantiu que tem planos para retornar ao Amapá, mas desta vez, não à trabalho, mas com a família.
"Já tinha visitado a região Norte, mas é a primeira vez no Amapá e estou me sentindo em casa. Ver essa cultura, o marabaixo, é um negócio que aviva a nossa alma. Vim à trabalho, porém com vontade de trazer a família e de mostrar toda essa riqueza, essa culinária e artesanato, é uma coisa absolutamente incrível", enfatizou Chilavarquer.
O Amapá é rico em tradições envolvendo comunidades quilombolas, em várias localidades. A diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos, reforçou o trabalho desenvolvido nos barracões, e o fomento do Governo do Estado como um gesto de valorização, reconhecimento e de respeito com o marabaixo.
"Nós viemos aqui para fazer um grande receptivo, importante e necessário para apresentar para os nossos convidados a nossa maior e mais autêntica manifestação cultural que respira ancestralidade e resistência aqui nesse território sagrado do Laguinho, dessa mulher, da Tia Biló, de Julião Ramos", enfatizou Josilana.
O senador Randolfe Rodrigues, que articulou a vinda dos especialistas ao Amapá, também visitou o Barracão da Tia Biló, onde aconteceu mais uma rodada de festejos que integram o Ciclo do Marabaixo, programação que recebeu R$ 500 mil em investimentos do Governo do Estado.
"O marabaixo é a nossa identidade cultural. Conta a história de um povo que veio escravizado da África e que resistiu. Manteve viva a cultura e a identidade do nosso povo. É por isso que o Governo do Amapá e nós sempre apoiamos o Ciclo do Marabaixo e a manifestação que é traço característico de todos nós amapaenses", exaltou o senador.
A vereadora Adrianna Ramos, que participou da organização da programação que fortalece o empreendedorismo femino quando estava à frente da Secretaria de Estado de Política para as Mulheres, destacou que eventos como este, além de fomentar a cultura, também posiciona o Amapá como roteiro turístico atrativo.
"São empresas gigantes inseridas na América Latina, como o Mercado Livre, e no cenário mundial, como o Meta, que contribuíram para a divulgação de empreendimentos femininos amapaenses e, claro, que após essas palestras enriquecedoras fizemos esse receptivo com muito marabaixo e gengibirra, firmando essa parceria que vai gerar muitos benefícios aqui no estado", pontuou Adrianna.
VEJA TAMBÉM
'Estou segura para criar melhores estratégias de divulgação’, diz empreendedora em capacitação do Governo do Amapá
Governo do Amapá qualifica mais de 200 mulheres em marketing digital com as empresas Meta e Mercado Livre
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!