Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá capacita agentes de saúde em Porto Grande e Ferreira Gomes para monitorar dengue e malária 

Profissionais são treinados para realizar atividades de coleta e identificação dos vetores das doenças.

Por Mônica Silva
08/04/2024 14h00

Treinamento se estende até sexta-feira, 12, com atividades práticas e teóricas

O Governo do Amapá promove uma capacitação para agentes de saúde em Porto Grande e Ferreira Gomes identificarem vetores de malária e dengue de forma eficiente. O treinamento busca o fortalecimento do combate às doenças transmitidas pelos mosquitos em todo estado e integra a política prioritária de saúde pública do Plano de Governo da atual gestão. 

Na capacitação, que se estende até sexta-feira, 12, são estudados os processos de transmissão das doenças ao homem e as formas de captura dos insetos vetores. Também haverá aula prática de coleta de ovos, larvas e pupas dos mosquitos. A iniciativa é coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) por meio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Amapá. 

“As medidas de controle de vetores da malária e arboviroses são ajustadas à realidade epidemiológica, de modo a garantir a redução da prevalência e interrupção da transmissão de doenças”, destaca o superintendente da SVS, Cássio Peterka. 

De acordo com o coordenador da capacitação e biólogo do Laboratórios de Vetores do Lacen/SVS, Volmir Miguel Zanini, o treinamento é uma forma de aprimorar os conhecimentos dos agentes do estado do Amapá. 

“Estamos levando novas técnicas de controle de malária e arboviroses para os agentes dos municípios participantes da capacitação, contribuindo para redução dos casos notificados por eles em cada estado”, ressata Zanini. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão 
aqui!

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp