Em menos de um mês, Governo do Amapá leva imunização para alunos de 30 escolas estaduais em Macapá e Santana
Ação segue até maio ofertando vacinas contra sarampo, HPV e meningite na rede de ensino estadual.
Estratégia também vai alcançar alunos de escolas privadas e da rede municipal de ensino no interior do estado
Iniciada há menos de um mês, a campanha de vacinação do Governo do Estado nas escolas alcançou 30 instituições públicas de ensino em todo estado. Só em Macapá foram oito, e em Santana, duas. A estratégia se estende até maio levando imunização contra sarampo, HPV e a meningite para crianças e adolescentes entre 9 e 19 anos. A ação também vai alcançar alunos de escolas privadas e da rede municipal de ensino no interior do estado.
O trabalho coordenado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) disponibiliza 50 mil doses de vacinas para as ações nas escolas, sendo 20 mil contra o sarampo; 20 mil contra o HPV (infecção viral que provoca o câncer de útero) e 10 mil contra a meningite.
“Ofertar a aplicação de doses no ambiente escolar é uma importante estratégia para retomar as altas coberturas vacinais, reduzir doenças imunopreveníveis e fortalecer o microplanejamento com base na realidade local” explicou a coordenadora estadual de Imunizações da SVS, Maria Angélica.
Na Escola Estadual Antônio Januário Pereira, no Bairro Fonte Nova, em Santana, foi uma das atendidas pela campanha. A aluna Raquel Vitoria Barbosa, de 14 anos, estava com a caderneta de vacina atrasada, mas aproveitou a oportunidade para atualizar o documento no posto de vacinação montado no ambiente escola.
“Minha mãe quase não tem tempo de sair de casa e eu estudo. Quando eu vi a ação aqui na escola falei para os meus pais que ia me vacinar e eles me autorizaram. Agora, me sinto mais protegida”, relatou a estudante. ]
Avanço na cobertura vacinal
O Amapá recebeu mais de 316 mil reais, incentivo do Governo Federal, como aporte para custear a imunização nas escolas e reforçar a busca ativa, reduzindo o número de não vacinados. A ação estratégica está inserida no Plano de Governo que tem a saúde como prioridade absoluta.
“A imunização no ambiente escolar é uma forma de levar vacina a quem precisa. Muitas vezes os pais ou responsáveis têm uma dificuldade de irem até os postos de vacinação. A ideia é favorecer as crianças, os adolescentes e todas as famílias”, comentou o superintendente da SVS, Cássio Peterka.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!