Governo do Amapá participa da soltura de 15 mil filhotes de quelônios à natureza, no Pará
Devolução das tartarugas da espécie ‘tracajá’ à natureza garante a manutenção do equilíbrio ecológico e biodiversidade.
O tracajá é uma espécie ameaçada pela pesca pedratória realizada por humanos
O Governo do Amapá participou da soltura de 15 mil quelônios na Ilha dos Camaleões, no município de Afúa, no Pará. A devolução dos filhotes de tartaruga a natureza busca garantir o ciclo de reprodução da espécie conhecida como tracajá, fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos na região amazônica. O evento aconteceu no sábado, 6, e contou com a participação de estudantes, moradores da região, pesquisadores e agentes ambientais.
A ação faz parte do projeto Quelônios da Amazônia, coordenado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama). A convite do Superintendente do instituto no Amapá, Bernardino Nogueira, a Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura participou da 41ª edição da iniciativa que prevê a soltura de mais de 190 mil tracajás até o fim do ano.
"Este é um programa que é instituído pelo Ibama há 39 anos em todo o Brasil e principalmente na Amazônia, para que estes quelônios preencham os rios de água doce, a floresta, os lagos, e com isso, consequentemente, fortalecendo o meio ambiente e preservando a vida dos ecossistemas aquáticos e da fauna brasileira”, destaca Nogueira.O tracajá é uma espécie ameaçada pela ação humana, uma vez que sua carne e seus ovos são apreciados pelas populações amazônicas. A participação na ação reforça o compromisso do Governo do Estado na preservação da biodiversidade na Amazônia e representa um marco na luta contra a ameaça de destruição do habitat natural da espécie pela pesca predatória.
"Diante dos desafios enfrentados pela fauna amazônica, iniciativas como essa são essenciais para garantir a proteção das espécies e a sustentabilidade dos ecossistemas na maior floresta tropical do mundo. O sucesso da soltura do quelônios reflete o comprometimento das autoridades e da sociedade civil em preservar o patrimônio natural brasileiro para as futuras gerações”, destaca a chefe de gabinete da Secretaria de Pesca do Amapá, Ivaneia Alves.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!